Page tree

  

Ao desenvolver conjuntos de referências simples, há diferentes métodos que podem ser aplicados para determinar quais conceitos podem ser incluídos no subconjunto. As duas abordagens gerais para definir os membros do conjunto de referências são enumeração manual e definição intensional.

refsetDevelopmentMethods

Figura 6.3.5-1: Abordagens de desenvolvimento de conjunto de referências

Requisitos para Enumeração Manual

Identificar membros de conjuntos de referências por enumeração manual é útil quando o número de membros requerido é limitado ou ao migrar de um domínio bem especificado. A informação original pode vir de várias fontes, tais como:

  • Subconjuntos de conceitos de outros sistemas de código
  • Códigos de legado (ao migrar de um sistema que não use o SNOMED CT)
  • Diretrizes clínicas e outros recursos de conhecimento

Enumeração manual também é útil quando o conjunto de referências precisa ser estável ao longo do tempo, isto é, quando não é requerido que a adição de conceitos em edições subsequentes do SNOMED CT seja refletida no conjunto de referências. 


Requisitos para Definição Intensional

Identificar membros de conjuntos de referências intensionalmente é útil para criar subconjuntos de conceitos que compartilhem um conjunto de características comuns, tais como:

  • São descendentes de um mesmo conceito de foco
  • Compartilham uma ou mais relações de atributos

A definição intensional de membros de conjuntos de referências também é útil quando for requerido que mudanças em edições subsequentes do SNOMED CT sejam refletidas no conjunto de referências. 



Feedback
  • No labels