Page tree

  



Há duas maneiras distintas de definir os membros de um subconjunto. Essas são chamadas de definições extensionais e intensionais de subconjunto. Esses termos são definidos e ilustrados abaixo.


Definição extensional de subconjunto 

Uma definição de subconjunto na qual os membros são representados por enumeração.

Figura 2.1.1-1: Ilustração de um subconjunto extensionalmente definido

Definição intensional de subconjunto  

Uma definição de  subconjunto na qual os membros são representados por um conjunto de regras.

Essas regras especificam as condições necessárias que precisam ser atendidas para a inclusão no subconjunto.

 

 

 


Figura 2.1.1-2: Ilustração de um subconjunto intensionalmente definido

Definições extensionais

Subconjuntos extensionalmente definidos de componentes do SNOMED CT consistem em uma lista de identificadores de componentes do SNOMED CT, os quais são tipicamente conceitos ou identificadores de descrição.  Subconjuntos extensionalmente definidos do SNOMED CT são formalmente representados usando o tipo de conjunto de referências simples.


Figura 2.1.1-3: Ilustração de um subconjunto extensionalmente definido de conceitos do SNOMED CT

Definições intensionais

O design do SNOMED CT se presta a definições intensionaiss de subconjuntos, já que regras podem ser formuladas para especificar as condições de inclusão de membros. A hierarquia de subtipos e definições formais do SNOMED CT permite que restrições sejam especificadas, tais como:

Subconjuntos intensionalmente definidos do SNOMED CT são formalmente representados usando um conjunto de referências de especificação de consultas.  A cadeia de consultas neste conjunto de referências representa a definição intensional do subconjunto. A maneira padrão de representar a consulta é usando a Expression Constraint Language (ECL) do SNOMED CT.

Substrato

O substrato é o superconjunto de membros ao qual a definição intensional de subconjunto é aplicada. Em relação aos subconjuntos de componentes do SNOMED CT, o 'substrato' ´é o conteúdo do SNOMED CT sobre o qual uma consulta intensional é executada. Geralmente, o substrato é uma versão especificada de uma Edição do SNOMED CT em particular. Independentemente de os membros do subconjunto serem intensionalmente ou extensionaamente definidos, é importante ser específico sobre o substrato usado para gerar o subconjunto, porque o resultado de executar uma consulta, ou selecionar manualmente os membros do subconjunto, pode variar dependendo do substrato usado.

Expansão

A expansão é o resultado da aplicação de uma definição intensional a um determinado substrato. A expansão pode diferir dependendo do substrato ao qual a consulta é aplicada. A expansão que resulta da aplicação da consulta a um substrato específico do SNOMED CT pode ser representado extensionalmente como um conjunto de referências simples. Alternativamente, a expansão pode ser computada dinamicamente ou representada em um formato interno dentro de um aplicativo de software. 

Para mais informações sobre o processo e os métodos para desenvolver subconjuntos e conjuntos de referências, veja a seção sobre desenvolvimento de conjuntos de referências. 

Figura 2.1.1-4: Ilustração de um substrato, definição intensiva de subconjunto e expansão


Feedback
  • No labels