Page tree

  

Um conjunto de valores é um conjunto unicamente identificável de representações de conceitos válidos, no qual cada representação de conceito pode ser testada para determinar se é ou não um membro do conjunto de valores. Um conjunto de valores é usado geralmente para representar os valores possíveis de um elemento de dados codificados em um modelo de informação. Os membros de um conjunto de valores podem representar conceitos usando códigos simples ou expressões pós-coordenadas.

Há uma série de casos de uso para conjuntos de valores, incluindo a restrição dos valores permitidos para elementos em uma especificação de comunicação, a especificação dos valores em uma lista de seleção numa interface de usuário e a definição dos valores exigidos para o uso em relatórios. Conjuntos de valores podem abranger de uma simples lista de códigos de um único sistema de códigos a um conjunto hierárquico ilimitado de expressões pós-coordenadas extraídas de múltiplos sistemas de códigos. Conjuntos de valores contendo somente componentes do SNOMED CT podem ser representados como conjuntos de referências do SNOMED CT. 

Por exemplo, uma mensagem ou especificação para relatório pode definir um conjunto de valores único para uma lista de problemas, que inclui:

 

Exemplo de conjunto de valores

O diagrama abaixo ilustra um exemplo de um modelo de observação, que pode ser usado para apoiar diagnósticos, monitorar progresso, determinar padrões em dados clínicos, etc. Cada elemento de dados no modelo de informação corresponde a um conjunto de valores, que representa o valor para aquele elemento. Como mostrado abaixo, o conjunto de valores usado neste modelo de informação pode ser selecionado de diferentes sistemas de códigos. Em alguns casos, um único conjunto de valores pode incluir conceitos de diferentes sistemas de códigos.

Figura 2.2-1: Conjuntos de valores usados em um modelo de informação



Feedback
  • No labels