Page tree

  

Um conjunto de referências é definido como um formato padrão para manter e distribuir um conjunto de referências a componentes do SNOMED CT.

Observações
  • Um conjunto de referências pode ser usado para representar um subconjunto de componentes (conceitos, descrições ou relações).

  • Um conjunto de referências também pode associar componentes referenciados com informações adicionais, tais como:

    • Uma lista ordenada de componentes

    • Conjuntos de associações entre componentes; 

    • Mapas entres conceitos do SNOMED CT e  outros sistemas de códigos, classificações ou recursos de conhecimento. 

Portanto, conjuntos de referências são um mecanismo que pode ser usado para representar subconjuntos e conjuntos de valores de componentes do SNOMED CT. Contudo, eles também podem ser usados para muitos outros propósitos, incluindo aqueles resumidos em 3.2. Casos de Uso . A seguinte tabela lista os atributos usados no formato padrão de conjunto de referências, e seu propósito.


Tabela 2.3-1: Formato padrão de conjunto de referências

AttributePurpose
id

Informações gerais de versionamento

effectiveTime

active

moduleId

refsetId

Identificador de conjunto de referências

referencedComponentId

Referência de componente

<attribute-1 

  … attribute-n>

Informações adicionais dependendo do tipo de conjunto de referências

Conjuntos de referências em uma Extensão

O SNOMED CT foi desenhado para permitir que a Edição Internacional seja estendida para atender requisitos nacionais ou locais. Uma extensão do SNOMED CT pode conter componentes de vários tipos, incluindo conceitos, descrições, relações e derivados, incluindo conjuntos de referências. Como a Edição Internacional e as extensões compartilham uma estrutura comum, o mesmo aplicativo de software pode ser usado para ingressar, armazenar e processar informação de diferentes extensões. Extensões também podem ser compartilhadas sem exigir o emprego ou desenvolvimento de softwares adicionais. A maioria das extensões são gerenciadas por Membros ou Afiliados da SNOMED International. 

Conjuntos de referências criados em uma extensão usam o mesmo formato comum que os da Edição Internacional. Isso facilita o uso do mesmo software para criar, manter e compartilhar conjuntos de referências de extensões do que os que são usados pelos conjuntos de referências internacionais. O formato de conjunto de referências também pode ser customizado em uma extensão usando uma abordagem padronizada de customização, conforme explicado na seção 4.3. Conjuntos de referências predefinidos e customizados.


 


Feedback
  • No labels