Page tree

  

Subconjuntos extensionalmente e intensionalmente definidos de componentes do SNOMED CT são úteis para especificar pesquisas clínicas. Por exemplo, subconjuntos de conceitos do SNOMED CT podem ser usados para categorizar dados dos pacientes avaliando se esses são membros de um subconjunto predefinido, que é representado como um conjunto de referências.  

SNOMED CT Expression Constraint Language (ECL) permite a expressão de buscas simples no conteúdo do SNOMED CT. Embora a linguagem não permita a busca no conteúdo completo da EHR, a ECL pode ser embutida dentro de linguagens de pesquisa baseadas em registros (como a SQL) para representar os aspectos terminológicos dessas buscas.

Em relação aos conjuntos de referências, ECL inclui a habilidade de se referir a um conjunto de conceitos que são referenciados por membros de um conjunto de referências. Além disso, ela inclui uma série de atributos, tais como refinamentos, disjunção e conjunção, que apoiam pesquisas especializadas. A função memberOf  avalia o conjunto de conceitos que são referenciados por um dado conjunto de referências. Por exemplo, a seguinte restrição de expressão é satisfeita pelo conjunto de conceitos que são membros de

649999999104 | Example problem list simple reference set|

O diagrama abaixo ilustra como conjuntos de referências podem ser usados para especificar buscas.

Figura 3.2.3.2-1: Usando conjuntos de referências para especificar buscas


Feedback
  • No labels