Page tree

  

Informações clínicas registradas usando o SNOMED CT podem incluir dados relevantes para relatórios, retornos estatísticos, notas fiscais, etc. que precisam ser codificados usando um sistema de códigos específico ou classificações estatísticas como a CID-10. O mapeamento permite que informações relevantes sejam usadas para esses propósitos, minimizando a necessidade de entrada manual de dados adicionais. 

Mapas são representadas como conjuntos de referências, que são ou  simples, de mapa complexo e estendido.  Casos especiais que exigem um conjunto de referências customizado para representar o mapa também podem ocorrer. Um exemplo disso é o 705110001 | LOINC Term to Expression reference set| que é usado para ligar termos do LOINC a expressões do SNOMED CT. O formato padrão de conjunto de referências não apoia mapas para expressões do SNOMED CT. Portanto, o tipo de conjunto de referências de mapa utilizado depende das características que precisam ser suportadas pelo mapa.


Conjuntos de referências de mapa simples suportam o mapeamento de códigos do SNOMED CT para um único código ou uma combinação de códigos em um sistema de códigos de destino. Contudo, mapas simples geralmente só são apropriados quando um mapa equivalente entre o SNOMED CT e os valores no outro sistema de códigos existe.

Conjuntos de referências de mapa complexo e estendido permitem a representação de: 

  • Mapas de um único conceito do SNOMED CT para uma combinação de códigos (em vez de um único código) no esquema de destino
  • Mapas de um único conceito do SNOMED CT para uma escolha entre códigos no esquema de destino. Neste caso, a resolução das alternativas pode incluir:
    • Seleção manual suportada por notas explicativas
    • Seleção automática baseada em regras que testam outras características relevantes nos dados de origem (por exemplo, idade e gênero do indivíduo, presença ou ausência de condições preexistentes, etc.)
    • Uma combinação de processamento automático com confirmação ou seleção manual quando as regras são insuficientes para tomar as decisões necessárias

A completude do mapeamento entre dois sistemas de código depende do escopo, nível de detalhe fornecido pelos dois sistemas de código e a precisão do mapeamento requerido para atender o caso de uso pretendido de mapeamento.

A figura abaixo mostra um excerto de alguns dos conjuntos de referências para mapas entre o SNOMED CT e outros sistemas de código, que estão disponíveis na Edição Internacional do SNOMED CT. Todavia, mapas locais também podem ser desenvolvidos e aplicados como parte de uma Extensão do SNOMED CT.

Figura 3.2.3.1-1: Excerto de mapeamentos na Edição Internacional do SNOMED CT


Feedback
  • No labels