Page tree

  

Os critérios para uma implementação bem-sucedida do SNOMED CT inclui a customização do SNOMED CT para atender necessidades do usuário. A ordem na qual componentes do SNOMED CT são exibidos é, muitas vezes, importante para a entrada e busca de dados. Esse tópico é explorado com mais profundidade no  Search and Data Entry Guide. Em geral, o ordenamento racional de itens selecionáveis depende da natureza do aplicativo e seu ambiente operacional. A tabela abaixo mostra exemplos da ordenação de itens de entrada de dados e resultados de busca de maneira racional.

Tabela 3.2.1.4-1: Exemplos de ordenamento racional

AbordagemDescriçãoExemplos de UsoConjunto de Referências
Ordenamento sequencial

Anotar cada membro do subconjunto com um número inteiro, que especifica a ordem consecutiva dos membros. Dois membros do subconjunto não podem ter o mesmo número atribuído a eles

Exibir descrições sequencialmente de acordo com sua ordem específica.
Conjunto de referências de componentes ordenados

Priorização
Anotar cada membro do subconjunto com um número inteiro, que especifica uma ordem de prioridade. Dois ou mais membros do subconjunto podem ter o mesmo número atribuído a eles.

 

Mostrar conceitos com uma alta prioridade antes dos seus semelhantes usando resultados de exibição hierárquica.
● Exibir resultados de busca na ordem de prioridade
o Resultados com a mesma posição ordenados por correspondência mais curta ou mais próxima
● Exibir um indicador de posição na lista de busca de resultados

Conjunto de referências de componentes ordenados


Inicialmente listar conceitos e descrições associadas com uma prioridade acima de um limite especificado e exigir passos adicionais para acessar conceitos de prioridade mais baixa.

  • A busca inicial é conduzida em componentes com maior prioridade
  • Permite que a busca seja estendida a prioridades mais baixas
    • Se não há correspondências de alta prioridade
    • Se o usuário requisitar mais correspondências

Ordenamento sequencial

Geralmente, exibir itens para a entrada de dados de maneira racional envolve organizar os valores em uma lista de seleção em uma ordem que seja lógica para os usuários finais. Como ilustrado pela figura abaixo, um conjunto de referências ordenado pode ser usado para especificar a ordem na qual os componentes do SNOMED CT devem ser exibidos.

Figura 3.2.1.4-1: Exemplo de como um Conjunto de Referências Ordenado pode ser usado para ordenar itens em uma lista suspensa

Exemplos da apresentação de conceitos (ou descrições) em uma ordem que seja racional ou útil para um propósito particular incluem:

  • Exibir em ordem numérica partes numeradas do corpo, tais como dedos, nervos cranianos ou vértebras.
  • Exibir do menor para o maior valores ordenados, tais como frequências, severidades ou estados.

A tabela abaixo mostra como a ordem dos nervos cranianos pode ser especificada em um conjunto de referências de componentes ordenados. O atributo ordem é usado para indicar a ordem sequencial de cada membro do subconjunto.


Tabela 3.2.1.4-2: Um Conjunto de Referências Ordenado usado para especificar a ordem de nervos cranianos1

Se há necessidade de especificar uma estrutura hierárquica customizada para apoiar a navegação, isso pode ser alcançado especificando uma visualização hierárquica alternativa usando um conjunto ordenado de referências de associações.

Footnotes
Ref Notes
1 Os refsetId usados nessa tabela são fictícios.

Priorização

Algumas situações podem exigir que um conjunto de membros de subconjuntos seja agrupado. Por exemplo, um conjunto de conceitos pode precisar ser agrupado baseado no quão frequentemente eles são usados dentro de uma especialidade, departamento ou entrada de dados particular. Nesse caso, um conjunto de referências de associações ordenadas pode ser usado para priorização, em vez de um ordenamento puramente sequencial de cada membro. Priorização é similar ao ordenamento sequencial, mas também apoia a atribuição da mesma posição a múltiplos componentes. Um uso comum da priorização é apoiar o ordenamento racional de conceitos ou descrições para exibição de entrada de dados e resultados de busca. Usos mais avançados também podem ser requeridos, por exemplo quando a ordem de prioridade é usada para desencadear certos recursos de apoio a decisões ou opções de entradas de dados. 

Figura 3.2.1.4-2: Usando uma ordem de prioridade para exibir opções de entrada de dados




Feedback
  • No labels