Page tree

  

Hierarquia Alternativa

Algumas situações podem requerer que componentes sejam organizados em uma hierarquia alternativa à polihierarquia especificada pelas relações | is a | no SNOMED CT. O diagrama abaixo ilustra como os três atributos referencedComponentId, targetComponentId e order são usados para criar uma ordem alternativa hierárquica de alguns dos conceitos da hierarquia de subtipo. 


Figura 5.5-1: Exemplo de conjunto de referências ordenado

Atributos Específicos do Conjunto de Referências

Atributos específicos de conjunto de referências usados para construir uma visualização hierárquica alternativa do SNOMED CT

Attribute

Description

O identificador de um componente do SNOMED CT que é incluído na lista ordenada de hierarquia alternativa.

O identificador de um componente do SNOMED CT que atua como agrupador de um nó de hierarquia, agregando um subgrupo de dentro da lista.

Esse campo permite que membros do conjunto de referências sejam vinculados a um número de subgrupos. Esses subgrupos podem ser agregados permitindo representação de hierarquias alternativas.

Para agregar membros do conjunto de referências em um subgrupo, todos os componentes no mesmo subgrupo devem se referir ao mesmo componente. Esse pode ser um componente que representa o nome do subgrupo ou o primeiro membro do subgrupo. Neste último caso, a primeira fileira de cada subgrupo conterá o mesmo identificador no referencedComponentId e targetComponent e com order =1.

Para associar uma série de conceitos filhos a um único conceito pai, deve haver um registro de membro por filho, com o campo referencedComponentId se referindo ao pai e este campo se referindo ao conceito filho. O campo order é usado para ordenar os conceitos filhos sob o conceito pai.

Especifica a ordem de classificação da lista. A lista é ordenada pela aplicação de uma classificação ascendente do valor order.
O valor de order =1 representa a mais alta prioridade. O valor de '0' não é permitido. Valores duplicados são permitidos e a ordem de classificação entre dois membros com o mesmo valor de order não é definido.
Se o valor targetComponentId não é 0, a classificação ocorre dentro de subgrupos que compartilham o mesmo valor do targetComponentId.



Feedback
  • No labels