Page tree

  

Conforme a prática clínica evolui e se adapta para atender as necessidades dos avanços na área de saúde, o conteúdo do SNOMED CT é atualizado para se adequar a essas mudanças. Conjuntos de referências podem precisar ser atualizados para refletir alterações de conteúdo e permitir que profissionais de saúde representem adequadamente novas e técnicas e práticas emergentes. Portanto, É, importante estabelecer processos para que usuários finais e outras partes interessadas submetam solicitações de mudanças. Os tipos de mudanças relacionadas a conjuntos de referências que podem ser solicitadas incluem:

  • Adição de novos membros ao conjunto de referências
  • Remoção de membros do conjunto de referências
  • Alterações a membros existentes do conjunto de referências

Tipos de Mudança de Conjuntos de referências

Adição de novos membros ao conjunto de referências

Quando é solicitada a inclusão de novos membros em um conjunto de referências, é preciso determinar se os componentes existentes do SNOMED CT são suficientes, ou se é necessário adicionar um novo componente à Edição Internacional ou como parte de uma Extensão.

Remoção de membros do conjunto de referências (Inativação)

Para remover um componente referenciado de um conjunto de referências, o membro do conjunto de referências é inativado. Isso é feito mediante a adição de uma nova linha ao conjunto de referências, na qual o valor da coluna ‘active’ é estabelecido como ‘false’. O mecanismo de versionamento do SNOMED CT rastreia o histórico completo de adições, mudanças e inativações porque cada linha do conjunto de referências contém uma coluna efetiva de tempo indicando quando a mudança se tornou efetiva. Esse é o mesmo mecanismo de versionamento que é usado para rastrear a adição, inativação e modificação de componentes do SNOMED CT.

Mudanças a membros existentes do conjunto de referências

Mudanças a membros do conjunto de referências podem variar, dependendo do tipo de conjuntos de referências e a situação. Exemplos dessas mudanças incluem:

  • Mudar a ordem atribuída a um membro de um Conjunto de Referências Ordenado
  • Mudar a anotação associada a um membro de um Conjunto de referências de Anotações
  • Mudar a descrição de aceitável para preferida em um Conjunto de referências de Idioma
  • Atualizar a consulta para uma definição intensional de subconjunto representada por um membro de um Conjunto de Referências de Especificação de Consultas. 

Abordagens

O tipo de serviço implementado para apoiar solicitações de mudança dependerá do volume de conjuntos de referências, o número de usuários, a organização e etc.. Organizações menores com relativamente poucos usuários finais podem aplicar um serviço simples de e-mail para propor quaisquer mudanças ao conjunto de referências. Outras instituições podem implementar sistemas dedicados que rastreiem cada solicitação de mudanças e apoiem o gerenciamento adequado dessas solicitações.


Feedback
  • No labels