Page tree

  

A manutenção de conjuntos de referências começa assim que o conjunto de referências é especificado. O processo de manutenção envolve garantir que o conteúdo do conjunto de referências se refere a conceitos ativos na edição da qual o conjunto de referências depende. Ele também envolve adicionar novo conteúdo ao conjunto de referências, por exemplo quando adições à edição do dependente estão no escopo de especificação do conjunto de referências. O alinhamento de um conjunto de referências com a Edição Internacional será empreendido durante o processo de publicação internacional durante o qual um relatório de mudanças será criado para circulação, fornecendo detalhes sobre as mudanças feitas, em um formato a ser circulado de maneira virtual entre especialistas nos assuntos pertinentes.

As tarefas relacionadas a mudanças nos conjuntos de referências, geralmente envolverão a substituição de uma versão anterior do conjunto de referências com a versão mais recente. Por exemplo, se um conjunto de referências representa um conjunto de valores que é usado em uma interface de entrada de dados, o conjunto de referências pode simplesmente ser substituído pela versão atualizada daquele conjunto de referências. Por outro lado, se o conjunto de referências é de uma natureza mais complexa, por exemplo se ele representa um mapa entre o SNOMED CT e uma classificação, e é usado para monitoramento de qualidade, pesquisa, reembolso e etc, pode ser necessário entrar em mais detalhes sobre as implicações da mudança. Independentemente do tipo de mudança do conjunto de referências (adição, inativação ou mudança), ela sempre terá implicações. 

Adição de conjuntos de referências

Se um conjunto de referências for adicionado, protocolos de entrada de dados devem ser atualizados para vinculá-los a esse conjunto de referências quando apropriado. Por exemplo, se um conjunto de referências tiver sido desenvolvido para funcionar como um conjunto de valores para doenças cardiovasculares, protocolos de entrada de dados devem ser vinculados ao conjunto de referências nos protocolos de entrada de dados usados para capturar doenças cardiovasculares. A natureza da vinculação depende do modelo de informação subjacente do protocolo. Além disso, é importante atualizar os modelos de armazenamento apropriadamente. Veja Guia de Introdução Capítulo 3. Uso do SNOMED CT em Informações Clínicas para aprender sobre esse tópico. Também pode ser necessário desenvolver consultas para gerar relatórios ou modos de exibição baseados nos dados do novo conjunto de referências. Alternativamente, um conjunto de referências adicional pode incluir regras para garantir apoio à tomada de decisões, que devem ser integradas. Também pode ser necessário criar ou atualizar ligações entre membros de conjuntos de referências e protocolos de comunicação. 

Inativação de conjuntos de referências

Um conjunto de referências pode ser inativado em situações nas quais uma organização não tem mais capacidade ou condições de mantê-lo.
A inativação de um conjunto de referências inteiro é feita pela inativação do conceito que identifica o conjunto de referências e da relação usada para inserir o conjunto de referências na hierarquia de subtipo.
Conjuntos de referências que estejam sendo ativamente usados não devem ser inativados sem aviso prévio aos usuários do conjunto de referências, para permitir que sejam tomadas medidas corretivas.
Qualquer função que use um conjunto de referências que não é mais mantido precisará de atualização. Por exemplo, se um conjunto de referências usado para entrada de dados for inativado, é importante determinar como a inativação será gerenciada no sistema. Portanto, é preciso esclarecer se um novo conjunto de referências deve ser definido ou se o conjunto de referências inativado deve ser adicionado a uma extensão local. Também pode ser que um conjunto de referências substituto já tenha sido definido.

Mudanças em Membros de Conjuntos de Referências

Os tipos de mudanças que podem ocorrer em um conjunto de referências incluem: 

  • Mudanças em membros do conjunto de referências
  • Adição de membros ao conjunto de referências
  • Inativação de membros do conjunto de referências

Informações adicionais: TSG Guide Section 13.2 How to add, change or remove members of an existing reference set 

O efeito de mudanças nos membros de conjuntos de referências depende do tipo de conjunto de referências e da maneira como ele é usado. Geralmente, é importante avaliar em que medida as mudanças ao conjunto de referências afetam a situação na qual o conjunto de referências é usado, tais como: 

  • Entrada de dados. Mudanças a membros do conjunto de referências podem requerer mudanças em protocolos existentes de entrada de dados.
  • Armazenamento de dados. Alterações a membros do conjunto de referências podem requerer migrar ou processar dados preexistentes em uma maneira particular para garantir consistência.
  • Recuperação de dados. Alterações a membros do conjunto de referências podem requerer revisar consultas existentes para levar as mudanças em conta.
  • Articulação de conhecimentos. Alterações a membros do conjunto de referências podem requerer a atualização de vinculações a recursos de conhecimento ou regras de apoio a decisões.
  • Comunicações. Alterações a membros do conjunto de referências podem requerer a atualização de especificações de comunicação e, em particular, a gestão das questões relacionadas com as comunicações entre versões.

Identificando mudanças

Uma maneira de identificar as mudanças a um conjunto de referências é criar e comparar as seguintes visualizações do conjunto de referências:

  • Visualização SNAPSHOT da edição anterior do conjunto de referências.  A visualização contém uma versão de todos os membros editados até o momento do snapshot. A versão de cada membro contido em um snapshot é a versão mais recente daquele membro no momento do snapshot.
  • Visualização DELTA da edição do novo conjunto de referências. Essa visualização contém apenas membros do conjunto de referências criados desde a edição anterior do conjunto de referências. Cada versão de membro do conjunto de referências na visualização DELTA representa um novo membro do conjunto de referências ou alteração a um membro existente. 

Essas duas visualizações tornam possível identificar automaticamente se um membro do conjunto de referências for criado, reativado ou inativado. A tabela abaixo ilustra como interpretar o atributo 'active', ao comparar a visualização delta da nova edição do conjunto de referências com a visualização snapshot da edição anterior do conjunto de referências.





 
Valor da coluna active na nova edição do conjunto de referências (visualização DELTA)
01NOT PRESENT
Valor da coluna active na edição anterior do conjunto de referências (visualização SNAPSHOT)  0Membro inativo alterado (insignificante)Membro REATIVADOSEM ALTERAÇÕES
1Membro INATIVADOMembro ALTERADOSEM ALTERAÇÕES
NOT PRESENTNão aplicávelNOVO membroNão aplicável




Feedback
  • No labels