Page tree

  

Princípios

Quando o proprietário de um conjunto de referências quer encerrar o suporte a um conjunto de referências, isso deve ser indicado fazendo as mudanças descritas na seção de processo abaixo.

Quando um conjunto de referências pertence a uma extensão, o proprietário da extensão só pode fazer essas mudanças a um conjunto de referências que esteja atualmente em um módulo de extensão pelo qual ele é responsável. A exceção a essa regra é que, no caso onde a responsabilidade de manutenção de um conjunto de referências é transferida para outra organização, a organização para a qual a responsabilidade é transferida terá que tomar alguns desses passos.

Antes de encerrar o suporte a um conjunto de referências, é importante que o produtor do conjunto de referências conheça a dimensão em que o conjunto de referências é usado. Se o produtor e proprietário de um conjunto de referências continuar a distribuir um conjunto de referências com membros ativos sem prover suporte, há um risco inerente de que ele continue a ser usado. Entretanto, a obsolescência formalmente inativa os membros do conjunto de referências para minimizar essa possibilidade.


Processo

A tabela abaixo fornece detalhes e considerações sobre o processo de inativação de um conjunto de referências.

Motivo para encerrar o suporte
Organização atualmente responsável pelo conjunto de referências
Organização que aceita a transferência da responsabilidade pelo conjunto de referências
Transferência da responsabilidade de manutenção a uma organização que é responsável pelo módulo do qual o módulo em questão depende
  1. Solicitar que a  organização que passa a ser responsável edite novas versões do conceito do conjunto de referências, metadados e membros ativos do conjunto de referências usando os mesmos identificadores, mas mudando o moduleId para se referir ao módulo no qual o conjunto de referências passará a ser mantido.
  2. Informar usuários que o conjunto de referências passará a ser mantido por outra organização.
  3. Não inativar ou de outra maneira alterar quaisquer dos conceitos existentes ou membros do conjunto de referências.
  4. Garantir que a documentação explicando essa mudança seja preparada e distribuída para todos os usuários da extensão. 
  1. Criar novas versões do conceito do conjunto de referências e dos metadados relacionados. As novas versões dos componentes precisam ter o effectiveTime atualizado para a data relevante de lançamento e o moduleId do módulo no qual  o conjunto de referências passará a ser mantido. Contudo, o id e todos os outros campos devem ter os mesmos valores que nas versões originais.
  2. Criar novas versões de todos os membros ativos do conjunto de referências. As novas versões dos membros dos conjuntos de referências precisam ter o effectiveTime atualizado para a data relevante de lançamento e o moduleId do módulo no qual  o conjunto de referências passará a ser mantido. Contudo, o id e todos os outros campos devem ter os mesmos valores que nas versões originais.

Transferência da responsabilidade de manutenção para uma organização que não é responsável pelo módulo do qual o módulo em questão depende

  1. Solicitar que a organização que passa a ser responsável crie e mantenha um novo conjunto de referências em seu próprio módulo de extensão. O conceito do conjunto de referências e os metadados recém-criados devem replicar e incluir todos os membros do conjunto de referências original que estavam ativos imediatamente antes da obsolescência.
  2. Inativar o conceito e os metadados do conjunto de referências original seguindo o processo descrito em  5.4.2.3 Inativando Conceitos em uma Extensão.
  3. Inativar todos os membros do conjunto de referências original seguindo o processo descrito em 6.3.3.3 Removendo Membros de um Conjunto de Referências.
  4. Adicionar uma fileira ao
    | Concept inactivation indicator reference set| (Conjunto de referências indicador de inativação de conceito) indicando a razão para inativação do conjunto de referências
  5. Garantir que documentação explicando essa mudança seja preparada e distribuída para todos os usuários da extensão.
  1. Criar um novo conjunto de referências seguindo o processo descrito em 6.3.2.1 Criando um Novo Conjunto de Referências. O conjunto de referências precisa ter uma nova id alocada, o effectiveTime atualizado para a data relevante de lançamento e o moduleId do módulo no qual  o conjunto de referências está sendo criado. Contudo, o nome e todos os outros campos devem ter os mesmos valores que nas versões originais.
  2. Criar novos membros do recém-criado conjunto de referências seguindo o processo descrito em 6.3.3.1 Adicionando Membros a um Conjunto de Referências. Um membro deve ser criado em correspondência a cada um dos membros ativos do conjunto de referências original.
  3. Criar uma linha no   | REPLACED BY association reference set| indicando que o conjunto de referências foi substituído por esse conjunto de referências.
Encerrar a manutenção sem formalmente tornar obsoleto o uso continuado do conjunto de referências
  1. Inativar o conceito do conjunto de referências, seguindo o processo descrito em 5.4.2.3 Inativando Conceitos em uma Extensão.
  2. Não inativar os membros do conjunto de referências.
  3. Adicionar uma fileira ao   | Concept inactivation indicator reference set| (Conjunto de referências indicador de inativação de conceito) indicando a razão para inativação do conjunto de referências. 
  4. Garantir que documentação explicando essa mudança seja preparada e distribuída para todos os usuários da extensão..
-
Tornar obsoleto o uso continuado de um conjunto de referências
  1. Inativar o conceito e os metadados do conjunto de referências, seguindo o processo descrito em  5.4.2.3 Inativando Conceitos em uma Extensão..
  2. Inativar todos os membros do conjunto de referências seguindo o processo descrito em 6.3.3.3 Removendo Membros de um Conjunto de Referências.
  3. Adicionar uma fileira ao   | Concept inactivation indicator reference set| (Conjunto de referências indicador de inativação de conceito)| indicando a razão para inativação do conjunto de referências.
  4. Garantir que documentação explicando essa mudança seja preparada e distribuída para todos os usuários da extensão.
-

Distribuição de um Conjunto de Referências inativado e seus Membros

Se o produtor da extensão quer impedir que os usuários precisem importar um conjunto de referências obsoleto ou transferido em edições futuras, o conjunto de referências inativado pode ser separado da edição da extensão principal (por exemplo, ele pode estar em um pacote de edição separado, ou acessível via um serviço separado de um lugar estático). Alterações no empacotamento devem ser formalmente notificadas para usuários da extensão antes da mudança.

Aviso

É essencial que o conceito, metadados e membros do conjunto de referências inativos sejam incluídos na primeira edição do pacote original de edição depois que as mudanças forem feitas. De outra maneira, usuários que estejam aplicando atualizações delta não ficarão cientes que a mudança foi feita.


Feedback
  • No labels