Page tree

  

Esta seção oferece um panorama dos seguintes tópicos: 

  • Como o SNOMED CT é utilizado?
  • Exemplos de implementação
    • Aplicativos de registros clínicos
    • Apoio a decisões clínicas
    • Permitindo a interoperabilidade
    • Relatórios
  • O SNOMED CT em ação

Por que isso é importante?

A realização dos benefícios descritos no Capítulo 2 - Benefícios do SNOMED CT depende da utilização da terminologia em aplicativos de software. A extensão desses benefícios depende da efetividade da implementação e da maneira como o SNOMED CT for usado dentro do sistema e por usuários e organizações.

Do que se trata? 

Como o SNOMED CT é utilizado?

O SNOMED CT propriamente dito é apenas parte da solução para atender os requerimentos de registros clínicos eletrônicos eficazes. Uma terminologia por si só ‘’não faz nada’’. Para obter benefício de uma terminologia, ela precisa ser implementada e usada como parte de um aplicativo. O design do aplicativo de software no qual ela é usada e os objetivos e a motivação dos seus usuários são fatores chave para determinar seu sucesso.

O SNOMED CT é útil para documentação clínica, uma vez que ele permite a representação de informações clínicas detalhadas de uma maneira que pode ser processada automaticamente. A realização da capacidade do SNOMED CT de apoiar o acesso de informações clínicas com base em seu significado requer uma consideração cautelosa do contexto real, em termos de escopo de uso, estrutura de registro, entrada de dados, acesso de dados e comunicação.

implementationAspects

Exemplos de implementação

Aplicativos de registros clínicos

O SNOMED CT pode ser implementado em uma ampla variedade de aplicativos de registros clínicos. Isso inclui sistemas desenvolvidos para uso com outros sistemas de codificação que foram adaptados para suportar o SNOMED CT, assim como sistemas criados sob o pressuposto de que o SNOMED CT seria a terminologia primária utilizada. Os atributos do SNOMED CT suportados e usados pelos aplicativos podem variar, devido a diferenças em solicitações dos usuários e prioridades de desenvolvimento.

Um recurso terminológico é apenas parte de um aplicativo de software. As funções exigidas para implementar uma terminologia podem ser divididas em:

  • Serviços de terminologia: Funções que podem ser desempenhadas sem referência a dados armazenados em uma estrutura de registros de aplicativo específica.
  • Serviços de Informação: Funções que envolvem o armazenamento, acesso ou processamento de dados do aplicativo (por exemplo, os históricos de saúde dos pacientes).

Aplicativos diferentes podem fazer uso de aspectos diferentes do SNOMED CT. Aplicativos que só requerem o SNOMED CT para uma faixa muito limitada de uso podem não demandar todos os atributos do SNOMED CT. Entretanto, ao utilizar o SNOMED CT, esses aplicativos vão se beneficiar de uma maior capacidade de intercâmbio com outros aplicativos mais ricos em terminologia. Esses aplicativos também podem evoluir para atender novas exigências ao fazer um uso crescente do poder do SNOMED CT.

A maioria dos usuários demanda apenas um pequeno subconjunto do conteúdo do SNOMED CT. Todavia, o uso de uma terminologia que engloba uma ampla variedade de especialidades traz benefícios que emergem da consistência e interoperabilidade.

Apoio a Decisões Clínicas

Como o uso do SNOMED CT pode auxiliar no apoio a decisões clínicas?

O apoio a decisões clínicas é definido largamente como um aplicativo ou processo de um sistema clínico que ajuda profissionais da área de saúde a tomarem decisões clínicas para aprimorar o atendimento aos pacientes. Um exemplo de apoio a decisões clínicas seria o uso de alertas para identificar contraindicações clínicas específicas na administração de plaquetas depois de um acidente vascular encefálico.

O uso do SNOMED CT disponibiliza informações clínicas em uma forma computável que pode ser consultada e usada para ativar regras e protocolos de apoio a decisões. As hierarquias do SNOMED CT permitem um raciocínio complexo para a implementação de regras de apoio a decisões.  No SNOMED CT, por exemplo, o conceito |acidente vascular encefálico| é sinônimo de |derrame| e engloba todos os conceitos de nível inferior, incluindo |derrame paralisante|, |derrame trombótico|, etc. Isso significa que consultas de apoio a decisões são mais fáceis de desenvolver e implementar porque elas não precisam identificar todos os termos e códigos individuais que podem ser relevantes.

Isso já foi implementado?

Sim. O SNOMED CT já é usado para apoio a decisões clínicas em uma série de organizações, incluindo Kaiser Permanente e Duke University Medical Hospital nos EUA; National Health Service Hospitals no Reino Unido e o Hospital Italiano em Buenos Aires, Argentina.

Kaiser Permanente tem um serviço central de terminologia que desenvolve e mantém regras e protocolos de apoio a decisões clínicas. Essas diretrizes podem ser rapidamente distribuídas para implementação através da organização. Além de usar esse tipo de abordagem para apoio a decisões clínicas, o Kaiser Permanente também a utiliza para identificar possíveis participantes de testes clínicos, etc.

Possibilitando a Interoperabilidade

Como garantir que informações clínicas entradas em um contexto possam ser transmitidas de maneira segura e precisa para outro sistema em outro contexto?

Informações podem ser registradas usando conceitos do SNOMED CT e descrições independentes do sistema de informações clínicas utilizado e independente do ou ligado ao contexto de uso, dependendo das exigências do usuário. O SNOMED CT é uma terminologia clínica comum que abrange uma ampla gama de solicitações e usos. O SNOMED CT permite que computação baseada em significado seja aplicada às informações em mensagens trocadas entre sistemas e fornece uma fundação para interpretação interoperável de informações clínicas.

Por exemplo, subtipos descendentes de conceitos que podem ser relevantes para decisões do que receitar (por exemplo, |alergia a substância|, |doença renal|) podem ser usados para ativar alertas e lembretes no sistema recipiente, tais como alertas de alergia a medicamentos e advertências para investigar da dosagem de remédios.  Esses lembretes preventivos contribuem para a melhoria da qualidade do tratamento.

Isso já foi implementado?

Sim. Nos Estados Unidos, os sistemas de saúde da Kaiser Permanente (KP), da Administração de Saúde de Veteranos (VHA) e do Departamento de Defesa (DoD) interoperam atualmente usando SNOMED CT. Um consórcio formado por Kaiser Permanente, Mayo Clinic, Intermountain Health Care, Geisinger Health System e Group Health Cooperative of Puget Sound anunciou que irá interoperar usando SNOMED CT e as técnicas estabelecidas por KP, VHA e DoD.

Relatórios

Como podem informações clínicas codificadas como conceitos do SNOMED CT ser usadas na elaboração de relatórios?

Informações codificadas em conceitos do SNOMED CT são semanticamente consistentes. Em outras palavras, existe um identificador do SNOMED CT único representando cada significado separado. Essa característica se presta à elaboração de relatórios através da especificação dos identificadores do SNOMED CT de interesse. O SNOMED CT apoia a elaboração de registros em níveis apropriados de detalhe usando termos relevantes para exibição no relatório.

A natureza hierárquica do SNOMED CT faz que a informação possa ser agregada nos níveis apropriados de generalização. Essa mesma informação também pode ser usada em relatórios para fornecer o mesmo nível de detalhe. O SNOMED CT é uma terminologia clínica comum que abrange uma ampla variedade de aplicações e suporta uma ampla variedade de casos de uso para relatórios, incluindo o tratamento de pacientes, auditorias clínicas, melhorias de qualidade, resultados, epidemiologia, segurança do paciente, etc. Como o SNOMED CT é uma terminologia clínica com escopo global, relatórios usando SNOMED CT podem ser comparados em países diferentes.

Onde requerido, o SNOMED CT também pode ser mapeado a outros sistemas de codificação e classificações para apoiar exigências existentes de relatórios.

Isso já foi implementado?

Sim, muitos sistemas de informações clínicas usam o SNOMED CT em graus variados e muitas normas exigem ou recomendam o uso do SNOMED CT.  Isso inclui relatórios que utilizam mensagens HL7, relatórios de resultados de microbiologia e relatórios de bases de dados genéticos.

Outros exemplos do SNOMED CT em ação

Você pode ver outros exemplos de implementações utilizando o SNOMED CT em uma lista atualizada em www.snomedinaction.org. Esse site também permite que adicionar resumos de implementações nas quais o usuário esteja envolvido.



Feedback
  • No labels