Page tree

  

Esta seção oferece um panorama dos seguintes tópicos:

  • Desenvolvimento de Conteúdo da Edição Internacional do SNOMED CT
  • Envio de Pedidos

Por que isso é importante?

O entendimento da qualidade e do rigor da abordagem utilizada no desenvolvimento de conteúdo do SNOMED CT garante a confiança dos usuários na qualidade do conteúdo ao implementar ou usar o SNOMED CT.

Do que se trata?

Desenvolvimento de conteúdo da Edição Internacional do SNOMED CT

O desenvolvimento de conteúdo do SNOMED CT é baseado em quatro princípios básicos que guiam o desenvolvimento do seu conteúdo clínico e design técnico:

  • Esforços de desenvolvimento devem abarcar uma participação ampla e inclusiva de grupos clínicos e diversos especialistas em informática médica.
  • O conteúdo clínico deve ter foco em qualidade e seguir regras editoriais estritas.
  • O processo de aumento de qualidade deve ser aberto ao escrutínio público e contribuição dos fornecedores, para garantir que a terminologia seja verdadeiramente útil dentro de aplicativos de saúde.
  • As barreiras à adoção e ao uso devem ser mínimas.

O conteúdo do SNOMED CT evolui com cada nova edição. As mudanças incluem novos conceitos, novas relações entre conceitos e novos conjuntos de referências, assim como atualizações e retiradas de quaisquer desses componentes. Os motivos dessas alterações incluem mudanças no entendimento de processos de saúde e doença; introdução de novos medicamentos, pesquisas, terapias e procedimentos; e novas ameaças à saúde, assim como propostas e trabalho de usuários do SNOMED CT.

Os três critérios básicos de operação que ajudam a determinar se novos conteúdos seguem os princípios de criar e manter interoperabilidade são que o SNOMED CT deve ser:

  • Inteligível: O significado deve conseguir ser comunicado e entendido por um profissional de saúde médio sem referência a significados inacessíveis, escondidos ou privados.
  • Reproduzível: Não é suficiente que um indivíduo pense que entende o significado. É preciso ser demonstrado que múltiplas pessoas entendem o significado da mesma maneira.
  • Útil: O significado precisa ter uso ou aplicabilidade comprováveis para saúde ou atendimento de saúde.

Se o objetivo do SNOMED CT é se tornar o recurso terminológico internacionalmente aceito para atendimento de saúde, então ele precisa ser capaz de suportar representações terminológicas multilíngues de conceitos comuns. Para a terminologia ser aceitável para a maior quantidade possível de usuários, ela deve incluir traduções assim como formas de escrita alternativas e outras variações decorrentes de dialetos nacionais e regionais. Além disso, ela deve ser capaz de representar diferenças entre os conceitos subjacentes decorrentes de variações culturais, étnicas ou linguísticas.

O desenvolvimento de terminologia clínica é desafiador por uma variedade de razões. Mesmo em um único país ou idioma, pessoas frequentemente usam as mesmas palavras com significados diferentes e palavras diferentes com o mesmo significado. Os nomes atribuídos a algumas condições clínicas são, às vezes, baseados num entendimento anterior incompleto ou errôneo, e muitas vezes esses nomes enganosos permanecem em uso muito tempo após o avanço no conhecimento. O progresso no conhecimento médico e a evolução de organismos patogênicos criam uma exigência contínua e crescente de adicionar novos conteúdos e revisar definições. Os esforços de entidades especialistas de estabelecer critérios de diagnósticos e escalas de estadiamento também levam a mudanças e, às vezes, a divergências entre fontes de autoridade diferentes ou sobrepostas. Em face desses desafios, o desenvolvimento de conteúdo está orientado a considerar prioridades atuais e emergentes identificadas pelos Membros e outros interessados.

O objetivo da SNOMED International é a melhoria contínua de qualidade. Processos de qualidade são incluídos como parte do trabalho completado pela equipe de modeladores envolvida no desenvolvimento do SNOMED CT. Múltiplos editores clínicos definem e revisam o conteúdo seguindo um processo científico documentado. Conflitos entre editores são resolvidos por um processo iterativo, baseado na obtenção de acordo e consenso, antes de que novos conceitos sejam incorporados à terminologia. Se necessário, a equipe de criação pode consultar especialistas adicionais para rever a integridade científica do conteúdo.

Solicitando Adições e Mudanças de Conteúdo

A SNOMED International fornece um serviço de envio de solicitações para reunir e processar pedidos de adições e mudanças no conteúdo da Edição Internacional do SNOMED CT. Esse serviço é diretamente acessível através dos Centros de Edição Nacional (NRC) em Países Membros e autoridades de terminologia reconhecidas em organizações com as quais a SNOMED International colabora ativamente. Organizações dentro de Países Membros podem submeter suas solicitações para adições e mudanças ao respectivo Centro de Edição Nacional (NRC). Em alguns casos, pedidos com particular relevância local podem ser adicionados a uma Extensão Nacional. O NRC encaminha solicitações que ele considere terem relevância internacional à SNOMED International para uma decisão. Se o pedido for considerado como alta prioridade, isso deve resultar em ação no próximo ciclo de edição. Contudo, pedidos que demandam mudanças significantes e impactam em outros conteúdos podem levar mais tempo.



Feedback
  • No labels