Page tree

  

O planejamento cuidadoso no estágio inicial é crucial para completar exitosamente o desenvolvimento do conjunto de referências e a sua futura utilização. As considerações a seguir devem ser incluídas no processo de desenvolvimento do conjunto de referências. 

Tabela 6.2-1: Considerações importantes para o design de um conjunto de referências e o planejamento de um processo de desenvolvimento

Tópico

Descrição

Recursos

Determinar os recursos disponíveis para o desenvolvimento e manutenção dos conjuntos de referências. 


Dependências

Dependências do conjunto de referências

Tipo de conjunto de referências

Qual tipo de conjunto de referências é requerido?

  • Será que algum dos padrões existentes de conjunto de referências é suficiente?
  • Deve ser especificado um conjunto de referências customizado? E caso sim, quais atributos adicionais deveriam ser incluídos?

Equipe

Desenvolver um novo conjunto de referências requer um amplo conjunto de habilidades, então é necessário determinar quem vai desenvolver o conjunto de referências. Cada passo relacionado ao desenvolvimento de um conjunto de referências pode envolver uma série de pessoas em diferentes funções, várias atividades independentes e diversos documentos e artefatos relacionados. É importante entender as características das pessoas envolvidas e suas funções nos estágios do ciclo de vida de um conjunto de referências. 

  • Algumas das habilidades importantes requeridas para o desenvolvimento de um conjunto de referências incluem:
    • insight clínico. Para saber qual conteúdo é relevante para o propósito específico.
    • conhecimento suficiente sobre o SNOMED CT. Por exemplo, para apoiar o uso correto do SNOMED CT na seleção dos conceitos apropriados para definir a busca correta.

conhecimento sobre o ambiente técnico onde o subconjunto irá funcionar. A fim de garantir uma representação apropriada do subconjunto a ser integrado em um sistema de TI. 


Abordagem e métodos de desenvolvimento

Qual abordagem deveria ser tomada para desenvolver o conjunto de referências?

Algum conjunto de referências existente atende os requisitos para esse novo conjunto de referências ou há uma necessidade de construir um novo conjunto de referências do zero? (ver seção 6.2.1. Explorando e Avaliando Conjuntos de Referências

Ferramentas

Quais ferramentas devem ser usadas para apoiar o processo de desenvolvimento, distribuição e manutenção dos conjuntos de referências?
Uma série de ferramentas será fornecida para apoiar a criação e o gerenciamento de conjuntos de referências, incluindo ferramentas para:

  • Seleção dos membros do conjunto de referências, ou definição da busca necessária para acessar os membros referenciados. Essa ferramenta geralmente vai permitir que abordagens colaborativas sejam adotadas.
  • Apoiar a revisão de especialistas no assunto em questão e outros envolvidos na criação e garantia de qualidade.
  • Gerenciar solicitações para mudanças através de um mecanismo de relatório que permita que mudanças potenciais ao conjunto de referências sejam identificadas.
  • Atualizar o conjunto de referências, por exemplo, quando mudanças tiverem sido requisitadas, ou quando novas versões das Edições das quais o conjunto de referências é dependente tenham sido lançadas.
    • A SNOMED International fornece uma série de serviços e ferramentas para apoiar o trabalho do SNOMED CT,  e o conjunto de serviços continua a crescer. Especificamente, a ferramenta de gerenciamento de conjuntos de referência da  SNOMED International, que é útil para a criação e o gerenciamento de subconjuntos definidos intensionalmente e extensionalmente.

Cronograma

Determinar quando um conjunto de referências deve estar pronto para o uso rotineiro, isto é, estabelecer prazos para as diferentes fases do processo de desenvolvimento.

Garantia de qualidade

Qual nível de qualidade é requerido para o conjunto de referências? Um conjunto de referências pode ser usado, por exemplo, para representar informações críticas de segurança dos pacientes, ou, então, para formar categorias mais amplas de grupos de pacientes. Deve-se  determinar como o nível exigido de qualidade vai ser obtido e assegurado durante todo processo de desenvolvimento. 

Distribuição

Como o conjunto de referências será distribuído? A resposta para essa questão irá depender muito de quem são os autores do conjunto de referências e onde o conjunto de referências será usado. Se o conjunto de referências for usado como um conjunto de referências nacional, isto é, um conjunto de referências que é usado por uma série de hospitais ou organizações, a distribuição provavelmente será feita via um serviço central. Conjuntos de referências localmente definidos, por exemplo aqueles usados como parte da configuração de um registro eletrônico de saúde, têm a probabilidade de serem gerenciados e distribuídos a partir de um ambiente de armazenamento local e integrados diretamente ao sistema. 

Integração

Como, quem e quando integrar o conjunto de referências ao ambiente onde ele irá funcionar? Escolha uma abordagem de integração e determine quais vínculos e/ou tarefas de integração devem ser desempenhadas. 

Manutenção

Novas versões do conjunto de referências serão integradas regularmente ou como parte integrante de um processo maior de manutenção, juntamente com outros artefatos de software/terminologia? 


Feedback
  • No labels