Page tree

  


No estágio de planejamento e design de um conjunto de referências, a utilização do conjunto de referências deve ser cuidadosamente analisada. Especificamente, deve ser analisado como o conjunto de referências irá funcionar com os modelos de informação circundantes ou artefatos de software. 

Conjuntos de referências vinculados

Conjuntos de referências vinculados são elaborados para serem usados conjuntamente com um modelo de informação específico. Por exemplo, quando um conjunto de referências é desenvolvido como um conjunto de valores para registrar os hábitos de fumo em um sistema de software específico, como mostrado no exemplo ilustrado abaixo.

Figura 6.2.2-1: Alguns conjuntos de referências são elaborados para serem vinculados a modelos de informação particulares


Quando um conjunto de referências é vinculado a um modelo de informação específico, é importante considerar atentamente como a vinculação afeta os membros do conjunto de referências. Então, é importante especificar claramente a relação entre o conjunto de referências e o modelo de informação associado para guiar usuários, e para garantir a interpretação correta dos dados, quando os dados forem subsequentemente acessados para propósitos de exibição, análise e comunicação. 

Tabela 6.2.2-1: Questões a considerar sobre conjuntos de referências vinculados

QuestãoExemplos
A vinculação modifica o contexto padrão do conceito utilizado do SNOMED CT?


Negação ou incerteza

  • se um conceito de procedimento é marcado como planejado
  • se um achado clínico é marcado como ausente

Sujeito

  • se um achado clínico ou um procedimento é registrado no contexto de um membro da família, ou outro sujeito, não sendo o sujeito do registro

Para mais informações, leia a seção sobre modificação de eixo e representação de contexto 3.5. Representando seguramente o contexto dos códigos registrados. . 

Que partes do modelo de informação e códigos relacionados devem ser incluídos ao interpretar o significado dos dados? 

Diferentes partes do modelo de informação podem ser vinculados ao SNOMED CT para expressar o significado da parte específica do modelo de informação. O modelo como um todo, um grupo de elementos de dados e cada elemento de dado único podem ser vinculados ao SNOMED CT. Dependendo de qual parte do modelo é vinculado ao SNOMED CT, diferentes métodos são aplicados.

  • Modelo (vinculação de significado de modelo)
  • Grupo de dados (vinculação de significado de modelo de domínio de conceito)
  • Elemento de dados (vinculação de conjunto de valores)

 

Conjuntos de referências desvinculados

Conjuntos de referências desvinculados significam que o conjunto de referências foi elaborado para ser aplicável a múltiplos casos de uso, organizações ou sistemas. Um exemplo é o mapa do SNOMED CT para a CID-10, que é editado juntamente com a Edição Internacional do SNOMED CT e, portanto, disponível para uso por qualquer um dos membros e afiliados. Podem ser conjuntos de referências desenvolvidos em um País Membro para serem usados pelos departamentos de cirurgia cardiovascular naquele país para relatar os procedimentos feitos e seus resultados. Tais conjuntos de referências são distribuídos conjuntamente com a Edição Nacional do SNOMED CT.

Para conjuntos de referências desvinculados, é importante especificar claramente o propósito e uso do conjunto de referências para o uso consistente e adequado. Portanto,  especificações e diretrizes escritas devem ser desenvolvidas e distribuídas junto com o conjunto de referências, para garantir que usuários do conjunto de referências saibam como implementar e usar o conjunto de referências.


Figura 6.2.2-2: Conjuntos de referências desvinculados são elaborados para ser aplicáveis a múltiplos casos de uso, organizações ou sistemas


 


Feedback
  • No labels