Page tree

  

Como parte de um processo de implementação, é relevante considerar qualquer otimização que possa ser feita para atender os requisitos para implementação ou resultar em um uso mais efetivo ou eficiente em tempo de execução. Já que, embora conjuntos de referências sejam distribuídos em arquivos separados e representados de acordo com o formato de arquivos do conjunto de referências, pode ser útil transformar esses arquivos de conjuntos de referências em outra estrutura que é mais apropriada para o caso de uso específico.

Figura 6.5.2-1: Antes da implementação, um conjunto de referências pode ser transformado em um ou mais formatos, que são otimizados para o uso particular do conjunto de referências

Otimizações que podem ser consideradas incluem:

  • Redundância controlada. Em algumas ocasiões, pode ser útil introduzir algum nível de redundância, por exemplo, ao aglutinar conjuntos de referências ou arquivos de edição para que o acesso aos dados seja mais eficiente em tempo de execução.
    • Por exemplo, combinando um conjunto de referências simples de conceitos com o arquivo de descrição, de forma que o termo preferido para exibição possa ser acessado diretamente do arquivo de subconjunto.
    • Por exemplo, combinando o arquivo de descrição com um conjunto de referências de idioma, de forma que o termo esteja na mesma linha que a aceitabilidade da descrição, e o id do conceito que ele descreve.

 

  • Redução de terminologia (restrição). Para o propósito de apoiar o uso efetivo e garantir que apenas componentes relevantes sejam acessados em tempo de execução, pode ser útil filtrar os componentes para que só restem aqueles relevantes a um caso de uso específico. 
    • Uma maneira de fazer isso é através da criação de conjuntos de referências simples dos componentes que são relevantes em uma dada situação, por exemplo:
      • Um subconjunto de conceitos relevantes.
      • Um subconjunto de descrições aceitáveis ou preferidas para o conjunto de conceitos.
      • Um subconjunto de relações que são importantes conhecer para aquele subconjunto específico de conceitos e para o caso de uso dado. Quais relações incluir irá depender do caso de uso. Em algumas situações, o subconjunto de relação pode ser irrelevante e em outras situações pode ser importante incluir todas as relações definidoras e todas as relações transitivas 'é um(a)' dos membros do subconjunto. 
  • Filtragem para uma visão ‘snapshot do subconjunto. Como com qualquer outro componente do SNOMED CT, é provável que ocorram mudanças em membros de conjuntos de referências, e assim como componentes do SNOMED CT, membros de  conjuntos de referências podem ser atualizados ou inativados. Portanto, pode ser útil criar uma visão “snapshot” do conjunto de referências para ser usada na implementação, para que apenas a versão mais recente de todos os membros do conjunto de referências seja acessada durante o tempo de execução. De maneira alternativa, pode ser útil criar uma possibilidade de visualização que inclua apenas a versão mais recente de todos os membros ativos do conjunto de referências.  Isso dependerá se membros inativos devem ser acessíveis para visualização ou não.


Feedback
  • No labels