Page tree

  

O terminólogo do Mapa iniciará o processo de mapeamento avaliando o conceito de origem do SNOMED CT empregando um pressuposto livre de contexto: conceitos mapeados do SNOMED CT devem “falar por si mesmos”. A definição do conceito estabelecida pelo Nome Totalmente Especificado (FSN) e as relações definidoras do conceito devem englobar todas as informações disponíveis para definição do conceito e ser interpretados como explicado no Guia Editorial do SNOMED CT. Apenas essa informação será empregada pelo terminólogo do mapa ao avaliar o significado original e pesquisar códigos de destino para o mapa.
Se o significado do conceito do SNOMED CT for considerado ambíguo pelo terminólogo do mapa, o conceito será gerenciado da seguinte maneira:

Definição de ambiguidade

Dois casos de preocupação ou questionamento sobre ambiguidade na definição do conceito de origem do SNOMED CT incluem:

  1. Discrepância entre o FSN e relações de definição associadas.
  2. Discordância entre a definição do SNOMED CT e as descrições/sinônimos do termo.

Discrepâncias serão avaliadas em relação às referências médicas padrão e comparadas às diretrizes e definições fornecidas pela fonte de autoridade CID-10. Esses dois casos são descritos em mais detalhes abaixo:

O caso número 1 constitui uma ambiguidade fundamental no significado do conceito do SNOMED CT e não pode ser mapeado enquanto não houver um esclarecimento. Um membro do mapa com a mapCategoryId de 447640006 | Source SNOMED CT concept is ambiguous|  será atribuído a esses conceitos. O campo de notas editoriais será preenchido com quaisquer informações sobre o mapa adquiridas pelos terminólogos do mapa durante sua pesquisa. O conceito será submetido aos editores do SNOMED CT. Assim que a ambiguidade for resolvida, o mapa será completado e a mapCategoryId será atualizada com a atribuição apropriada.

O caso número 2 representa a ocorrência de confusão por parte do terminólogo do mapa que usa apenas ferramentas lexicais para revisar o SNOMED CT e a CID-10. Contudo, a definição do SNOMED CT não é verdadeiramente ambígua, e o mapa para este conceito será completo da maneira descrita aqui. O termo do SNOMED CT que originou a confusão será destacado pela equipe de mapeamento nas notas para revisão editorial com a expectativa de que o termo de confusão seja marcado para inativação como uma tag lexical não sinônima.

Exemplos do caso número 2, discrepância em sinônimos:

O pressuposto livre de contexto exigirá concordância em relação aos procedimentos do mapa quando certos elementos de contexto do mapeamento forem estabelecidos na origem SNOMED CT ou a referência de destino CID-10. Essas questões de contexto, juntamente com mapeamentos para múltiplos códigos de destino, são detalhadas na seção seguinte. Em todas as discussões, origem se refere ao conceito do SNOMED CT e destino se refere à classificação CID-10.


Feedback
  • No labels