Page tree

  

O SNOMED CT é desenvolvido para implementação e uso em sistemas eletrônicos de saúde, então é essencial para a adoção bem-sucedida que a terminologia atenda as demandas dos usuários. Para facilitar o desenvolvimento e aprimoramento contínuos do SNOMED CT, a SNOMED International depende de feedback constante dos usuários. Uma responsabilidade significativa de um NRC, portanto, é repassar à SNOMED International feedback dos usuários dos Países Membros quanto a erros, limitações e sugestões de mudança no conteúdo do SNOMED CT.  Em relação ao gerenciamento de solicitações de mudança, cada NRC deve:

  1. Manter um registro de problemas e outras questões relatadas dentro do País Membro

  2. Documentar, submeter e apoiar solicitações de mudança e melhorias propostas ao SNOMED CT

Um NRC deve, portanto, oferecer um mecanismo para apoiar as solicitações dos usuários, tanto em relação à Edição Internacional (onde ela existir) quanto a Edição Internacional do SNOMED CT. Solicitações relacionadas à Edição Internacional devem ser comunicadas à SNOMED International, mas solicitações relacionadas à Edição Nacional devem ser gerenciadas localmente.

Figura 10: NRCs gerenciam solicitações do usuário para mudança na Edição Nacional e Edição Internacional do SNOMED CT.
1  

Cada NRC deve decidir como solicitações dos usuários deverão ser submetidos ao NRC. Um NRC pode optar por seu próprio sistema de submissão de solicitações, mas a solução também pode ser um simples sistema de envio de e-mails ou transferência de arquivos. Isso depende do nível de uso do SNOMED CT (e, portanto, o número de solicitações) dentro do País Membro. Um NRC pode decidir tem um sistema simples na fase de estabelecimento do NRC e depois lançar um sistema mais sofisticado quando o número de solicitações aumentar.

Sistema Internacional de Submissão de Solicitações ao SNOMED CT (SIRS)

O SIRS é o sistema online de submissão de solicitações da SNOMED International, que permite que NRCs dos Países Membros e outros usuários autorizados a submeter solicitações de mudança ou adição de novo conteúdo à Edição Internacional do SNOMED CT. Portanto, todos as solicitações de usuários para a Edição Internacional do SNOMED CT devem ser processados pelo NRC, e cada NRC deve ter acesso ao SIRS. Conceitos de relevância apenas nacional não devem ser submetidos à SNOMED International. É responsabilidade do NRC determinar quais solicitações são específicas a seu país e quais têm relevância internacional. Os NRCs devem estar cientes dos princípios editoriais do SNOMED CT e só repassar solicitações que se enquadrem nesses princípios.

Solicitações submetidas ao SIRS são revisados por autores da SNOMED International, e solicitações que atendam aos critérios de inclusão na Edição Internacional do SNOMED CT serão adicionados a ela. SIRS é uma ferramenta online, que permite aos usuários ver o status atual de todas as solicitações que foram feitas através do sistema (ver figura 11).



Figura 11: Captura de tela do SIRS. Exemplo da visualização de solicitações submetidas ao sistema.

 

Usuários são notificados por e-mail quando uma solicitação mudar de status (aceita, rejeitada, em processamento ou esclarecimento exigido). Se uma solicitação for rejeitada, uma razão será fornecida ao solicitante. Um solicitante insatisfeito com a razão para rejeição pode recorrer usando um processo formal de recursos.

Para informação atualizada sobre arranjos atuais e para acesso ao SIRS, veja http://snomed.org/sirs.

Detalhes adicionais sobre solicitações de mudança de conteúdo, ou adição de novo conteúdo, estão disponíveis em http://www.snomed.org/snomed-ct/change-or-add-snomed-ct. O documento "Customer Guidance For Requesting Changes to SNOMED CT" está disponível para download nessa página. O documento oferece detalhes sobre como fazer uma solicitação e lista os detalhes que precisam ser oferecidos pelo solicitante como parte do processo.



Footnotes
Ref Notes
1 Solicitações de Mudança da Edição Internacional são submetidos online à SNOMED International através do Sistema Internacional de Submissão de Solicitações ao SNOMED CT (SIRS)


Feedback
  • No labels