Page tree

  

Esta seção oferece um panorama dos seguintes tópicos:

  • Cronograma e processo de publicação
  • Arquivos e formatos de Edição
  • Tipos de Edição

Por que isso é importante?

O SNOMED CT é distribuído para Membros e Afiliados Licenciados como um conjunto de arquivos descarregáveis. Aqueles que desejam implementar o SNOMED CT em aplicativos de softwares devem entender o cronograma de publicação e a estrutura e conteúdo dos arquivos publicados. Usuários devem estar cientes de que atualizações regulares do SNOMED CT são disponibilizadas e devem ser usadas nos seus sistemas para que eles possam se beneficiar das melhorias contínuas na cobertura e qualidade.

Do que se trata?

Cronograma e processo de publicação

A Edição Internacional do SNOMED CT atualmente é publicada duas vezes por ano nos dias 31 de janeiro e 31 de julho. Os arquivos publicados são disponibilizados aos membros antes da data formal de publicação e os afiliados licenciados obtêm acesso através do seu Membro Nacional ou via o sistema de Licenciamento de Afiliados da SNOMED International. Muitos membros suplementam a Edição Internacional com publicações da sua Extensão nacional. As extensões podem ser publicadas ao mesmo tempo que a Edição Internacional, mas em alguns casos são publicadas em datas e intervalos diferentes.

Arquivos e formatos de Edição

O Formato de Edição 2 (RF2, na sigla em inglês) é o formato primário usado para arquivos de Edição do SNOMED CT. Esse formato inclui dados adicionais valiosos que não eram suportados pelo formato anterior.

A Edição Internacional do SNOMED CT é publicada como um conjunto de arquivos.

Os arquivos são:

  • Arquivos de texto delimitados por tabulação
  • Codificados de acordo com a especificação Unicode UTF-8 (que suporta uma ampla variedade de caracteres, símbolos e caracteres acentuados)

Há arquivos individuais com colunas especificadas para cada um dos componentes centrais do SNOMED CT:

  • Conceitos
  • Descrições
  • Relações

Todos os componentes nos arquivos publicados têm Identificadores SNOMED CT únicos permanentes.

Também há arquivos individuais com colunas especificadas para cada tipo de conjunto de referências.

  • Esses arquivos contêm informação essencial sobre preferências de idioma, subconjuntos, mapas e metadados para suportar implementações técnicas

Os mesmos formatos de arquivo também são usados para Extensões do SNOMED CT.

Tipos de Edição

A especificação RF2 fornece um mecanismo de rastreamento do histórico dos arquivos distribuídos. Isso permite oferecer diferentes tipos de Edição usando o mesmo formato de arquivo e utilizar este mecanismo para otimizar a instalação e atualização da terminologia.

Edição completa:  Uma edição "completa" contém todas as versões de todos os componentes que já foram publicados alguma vez. Essa Edição fornece um histórico completo e pode ser usada para visualizar o estado de qualquer componente a qualquer ponto no tempo desde a primeira edição. A edição "completa"’ é a maneira mais fácil de instalar e iniciar o SNOMED CT. Contudo os arquivos são grandes e em cada Edição só uma pequena fração do conteúdo será alterada.

Edição Delta: Uma edição “Delta” contém apenas as versões de componentes criadas, desativadas e mudadas desde a edição anterior. A edição "Delta" é muito menor que uma edição completa e é ideal para atualizar uma edição completa da versão anterior. Adicionar uma edição "Delta" à edição "completa" da versão anterior vai atualizar a instalação para uma edição completa" da atual versão.


deltaRelease

Edição “Snapshot”: Uma edição “Snapshot” contém a versão mais recente de cada componente publicado até um momento determinado. A versão de cada componente contida em um ‘‘snapshot’’ é a versão mais recente daquele componente no momento da publicação. A edição “snapshot” é útil para uma instalação simples, mas não fornece um histórico ou visão retrospectiva da terminologia.

Há casos válidos de uso para cada tipo de Edição. Cada Edição Internacional incorporará todos esses tipos de Edição, permitindo que usuários escolham o formato mais apropriado para suas necessidades. Extensões devem sempre estar disponíveis como uma edição completa e outros tipos de edição também podem ser disponibilizados.

Relações entre arquivos

Em arquivos de Edição ‘Snapshot’:

  • Cada conceito SNOMED CT corresponde a uma linha única no arquivo do conceito. Cada linha representa um conceito clínico.
  • Cada descrição corresponde a uma linha única no arquivo de descrição e é associada a um único conceito.
  • Cada relação de um conceito de origem a um conceito de destino corresponde a uma linha única no arquivo de relação. Cada linha também se refere ao conceito que representa o tipo de relação.

Em arquivos de Edição Completa, conceitos, descrições e relações podem ser representados por mais de uma linha. Nesse caso, cada linha representa o estado do componente em momento estabelecido.



Feedback
  • No labels