Causas externas podem ser encontradas dentro de múltiplas hierarquias incluindo as hierarquias de evento, transtorno e situação. Os mapas correspondentes variam de acordo com a hierarquia na qual as causas externas são encontradas e quaisquer outras condições representadas dentro do conceito do SNOMED. Abaixo algumas maneiras pelas quais causas externas podem ser mapeadas. 

Exemplo: Causa Externa #1

Conceitos de origem denotando uma condição como uma causa identificável dentro do escopo do Capítulo XX (20) da CID-10 será mapeado para dois códigos de classificação de destino. A classificação de causa externa será atribuída ao segundo registro de destino (mapGroup=2).

é mapeado para:

Exemplo: Causa Externa: #2

Se a causa externa ou local não são explícitas no conceito do SNOMED CT, o código genérico de causa externa não será listado como um código de destino da CID-10, como ilustrado abaixo.  Em vez disso, mapAdvice será usado para comunicar ao usuário final a necessidade de adicionar um código de causa externa. 

é mapeado para:

Exemplo: Causa Externa: #3

Conceitos do SNOMED CT que são descendentes de serão mapeados como Causas externas ou como Fatores influenciando o estado de saúde quando estes estiverem no escopo da  CID-10. 

é mapeado para:

Exemplo: Causa Externa: #4

é mapeado para: