Conceitos de origem representando envenenamento por um medicamento ou substância nociva podem ser mapeados para um, dois, ou três códigos de classificação de destino dependendo da especificidade do conceito de origem. O código de envenenamento para o medicamento ou substância será designado como código de destino primário (mapGroup = 1), códigos T36-T50 da CID-10. Diretrizes da OMS determinam que a única exceção a essa regra ocorre quando a manifestação é um transtorno neoplásico. Neoplasias são sempre mapeadas como primeiro código de destino.

Caso o conceito de origem especifique os sintomas ou achados clínicos resultantes do envenenamento, o código de destino apropriado será mapeado como segundo mapa (mapGroup = 2), exceto em casos de complicações neoplásicas, quando o código de envenenamento será o segundo.

Quando o conceito do SNOMED CT especificar a intenção da ação/local de lesão envolvida no evento, um código específico de classificação CID-10 das séries X40-X49, X60-X84, Y10-Y34, ou Y40-Y59 será empregado como segundo ou terceiro código de destino (mapGroup = 2 ou 3).  Se o conceito de origem não especificar intenção, as diretrizes da OMS serão revisadas para um mapa padrão ao qual será atribuído uma mapCategoryId de "Properly classified" (propriamente classificado) com o mapAdvice de "MAPPED FOLLOWING WHO GUIDANCE" (MAPEADO SEGUINDO DIRETRIZES DA OMS).

Exemplos

Exemplo: Envenenamento: #1

é mapeado para T57.0, Efeito tóxico do arsênico e seus compostos. Nenhum sintoma é especificado. Diretrizes da OMS especificam a intenção padrão como envenenamento acidental..

Exemplo: Envenenamento: #2

 é mapeado para:

Exemplo: Envenenamento: #3

é mapeado para;

Esse código é mapeado primeiro, uma vez que a manifestação é uma neoplasia.

Exemplo: Envenenamento: #4

 é mapeado para:

Exemplo: Envenenamento: #5

é mapeado para:

Exemplo: Envenenamento: #6

 é mapeado para: