Este tipo de conjunto de referências foi descontinuado em favor de dois novos tipos de conjunto de referências. Por favor consulte as seguintes seções para introdução a:


Ordenamento

O Conjunto de Referências Ordenado também pode ser usado para criar uma lista de componentes ordenados simples, isto é, uma lista que não inclui nenhuma aglutinação ou grupos. Para listas ordenadas que não requerem agrupamento ou organização hierárquica, o valor de  linkedToId deveria ser o dígito zero (0), uma vez que este atributo se torna irrelevante.

Esse tipo de Conjunto de Referências Ordenado pode, por exemplo, ser usado para priorizar a ordem de seleção das descrições com termos idênticos quando eles são exibidos. Ele também pode ser usado para especificar a ordem de descrições exibidas em uma simples lista suspensa.

Figura 1:Conjunto de Referências Ordenado sem grupos


Priorização

A priorização é semelhante à ordenação, mas múltiplos componentes podem ter a mesma classificação. Nesse caso o valor do atributo de ordenação especifica uma ordem de prioridade para um grupo de componentes.

Figura 2:Conjunto de Referências Ordenado com grupos priorizados.

 



Hierarquia alternativa

O diagrama abaixo ilustra como os três atributos referencedComponentId, order and linkedToId são usados para criar uma ordem hierárquica alternativa de alguns dos conceitos da hierarquia de subtipo. 

Figura 3: Exemplo de conjunto de Referências ordenado 


Atributos específicos de conjunto de referências

Atributos específicos de conjunto de referências usados para construir uma visualização alternativa hierárquica do SNOMED CT

Atributo

Descrição

O identificador de um componente do SNOMED CT que é incluído em uma lista ordenada de hierarquia alternativa.

Especifica a ordem de exibição da lista. A lista é ordenada pela aplicação ascendente do valor order.
O valor order =1 representa a prioridade mais alta. Um valor de  '0' não é permitido. Valores duplicados são permitidos e a ordem de exibição entre dois membros do mesmo valor order não é definida.
Se o valor linkedToId não é 0, a seleção ocorre dentro de subgrupos que compartilham o mesmo valor linkedToId.

O identificador de um componente do SNOMED CT que age como um agrupador ou nó de hierarquia, aglomerando um subgrupo de dentro da lista.

Esse campo permite que um membro de conjunto de referências seja ligado a diversos subgrupos. Esses subgrupos podem ser aglomerados permitindo a representação de hierarquias alternativas.

Para ligar membros a um subgrupo, todos os componentes do mesmo subgrupo devem referenciar o mesmo componente, Esse pode ser um componente que representa o nome daquele subgrupo ou o primeiro membro do subgrupo. Nesse último caso, a primeira fileira de cada subgrupo conterá o mesmo identificador em referencedComponentId e linkedToId e com order =1.

Para ligar uma série de conceitos filhos a um único conceito pai, um registro de membro deve existir para cada filho, com o campo referencedComponentId se referindo ao pai e esse campo se referindo ao conceito filho. O campo order depois é usado para ordenar os conceitos filhos sob o conceito pai.



 Ver especificação: : 5.2.20 Conjunto de Referências Ordenado