Conjuntos de referências podem ser distribuídos como parte da Edição Internacional, como parte de uma Edição Nacional ou como parte de uma Edição de Afiliado, e a maneira pela qual o conjunto de referências é distribuído dependerá geralmente de como a Edição é distribuída. Todavia, em algumas situações, conjuntos de referências podem ser distribuídos de maneira independente. 

Distribuir conjuntos de referências geralmente envolve realizar quaisquer verificações de qualidade adicionais requeridas para garantir que os dados sejam exportados corretamente, e depois exportar o conjunto de referências da ferramenta de gerenciamento de terminologia. Por fim, o conjunto de referências é distribuído para usuários, por exemplo, como arquivos de edição acessados de uma biblioteca online usando um servidor API de terminologia. 


Formato de Distribuição

O formato padronizado para distribuir conjuntos de referências do SNOMED CT é o formato de conjunto de referências, como descrito em  4.2. Formato Comum de Conjunto de Referências. FPor exemplo, uma definição extensional de subconjuntos de componentes é representada como um conjunto de referências simples,e o formato padrão para distribuir definições intensionais de subconjuntos de conceitos é um conjunto de referências com especificação de consultas. Como parte do formato de edição do SNOMED CT, conjuntos de referências apoiam identificação única, versão e reconhecimento de dependências. 

Usar o formato de conjunto de referências para distribuir derivados do SNOMED CT é vantajoso do ponto de vista da manutenção, porque os atributos de versão são idênticos aos usados para componentes do SNOMED CT. Isso significa que as verificações que precisam ser feitas como parte do ciclo regular de edição serão mais fáceis de gerenciar do que ter uma uma série de diferentes mecanismos de versionamento para ajustar. 

Outros formatos de distribuição podem ser usados quando necessário. Por exemplo, ao se adequar a requisitos para representação do conjunto de valores incluindo códigos de outros sistemas de código. Contudo, deve-se tomar cuidado para garantir que os subconjuntos sejam unicamente identificados e versionados. Subconjuntos precisam ser acessados, selecionados e, quando apropriado, vinculados a modelos de informação usando abordagens padronizadas.


Ciclo de Edição

Alguns subconjuntos serão distribuídos semestralmente como parte da Edição Internacional. Contudo, outros podem não exigir esse cronograma de edição. Processos de edição devem incluir um período de tempo dedicado à manipulação de subconjuntos, seguindo o “congelamento” do SNOMED CT propriamente dito. Esse é o período onde todas as mudanças foram feitas aos componentes básicos do SNOMED CT. O timing da edição e distribuição dos subconjuntos específicos serão ditados pelos requisitos individuais específicos a cada caso de uso. Esses requisitos devem ser identificados e documentados inicialmente como parte do processo de desenvolvimento do subconjunto. Eles podem mudar ao longo do tempo conforme o feedback dos usuários.