A SNOMED International especifica e distribui uma série de diferentes tipos de conjuntos de referências como parte da Edição Internacional do SNOMED CT. Esses tipos de conjuntos de referências foram especificados para fornecer uma base para os requisitos mais gerais que podem surgir ao implementar/ativar o SNOMED CT em sistemas de informações clínicas. 

Cada tipo de conjunto de referências é descrito em um formulário eletronicamente legível que segue um padrão específico de conjunto de referências. Um panorama dos diferentes tipos de conjuntos de referências está disponível no  Apêndice 1: Panorama de Tipos de Conjuntos de Referências e a especificação técnica para cada um desses tipos pode ser encontrada no Guia Técnico de Implementação, seção  5. Especificação de Arquivos de Edição de Conjuntos de Referências. .

Este guia oferece instruções de uso para um conjunto selecionado de tipos de conjuntos de referências. Para detalhes sobre a funcionalidade geral de cada um dos tipos de conjuntos de referências incluídos neste guia, por favor consulte as seções abaixo:

Esses tipos de conjuntos de referências são incluídos neste guia, pois eles estão relacionados ao uso prático de conteúdo do SNOMED CT em sistemas de informações clínicas. 

Outros tipos de conjuntos de referências, tais como o Conjunto de referências de mapa simples e o  Conjunto de referências de mapa complexo e estendido são importantes para a coexistência do SNOMED CT e outros sistemas de códigos, mas são abordados em outros guias. Alguns conjuntos de referências são usados para conter metadados, que são usados para propósitos de gerenciamento e manutenção, tais como o Conjunto de referências de associações histórica e o Conjunto de referências de dependências de módulos. Esses tipos de conjuntos de referências não são abordados por este guia.