Page tree

  

Conjuntos de referências de idioma são usados para especificar a aceitabilidade e preferência de uso de uma descrição particular em um idioma, dialeto ou contexto clínico específicos. Para entender a importância dos conjuntos de referências de idioma é preciso estar ciente das características das descrições do SNOMED CT e suas representações.

Descrições e Conjuntos de Referências de Idioma

O SNOMED CT contém descrições e cada descrição contém um termo legível e algumas informações sobre este termo. A descrição é usada para dar significado ao conceito e fornecer maneiras facilmente compreendidas e padronizadas de se referir a um conceito. Portanto, cada descrição é associada a um conceito específico, mas cada conceito é associado a várias descrições. Além disso, as descrições são específicas para cada idioma ou dialeto.

Todas as descrições são de um tipo específico e os tipos mais comuns são o Nome Totalmente Especificado e o Sinônimo. O arquivo de descrição contém descrições que descrevem conceitos do SNOMED CT. O arquivo de descrição é editado juntamente com a Edição Internacional do SNOMED CT. Edições Nacionais ou de Afiliados podem desenvolver seu próprio arquivo de descrição para representar, por exemplo, a descrição em seu próprio idioma e/ou dialetos.

O conjunto de referências de idioma é essencial para permitir que os termos preferidos para cada conceito sejam identificados. Conjuntos de referências de idioma se referem a descrições que são usadas em um idioma ou dialeto particulares. Para cada descrição referenciada no conjunto de referências de idioma é atribuído um valor para a aceitabilidade do termo associado àquela descrição. Os valores para o atributo de aceitabilidade são representados pelos descendentes do conceito 900000000000511003 | Acceptability| , que está localizado na subhierarquia de metadados de fundação do SNOMED CT.

Table 5.8-1: Valores disponíveis para aceitabilidade

ValorDescrição
900000000000548007 | Preferred (foundation metadata concept) |

O termo associado a esta descrição é a descrição preferida do Description.typeId específico, para o conceito associado, no idioma ou dialeto representado por esse conjunto de referências.
Se o Description.typeId é sinônimo, esta descrição é o termo preferido.
Se o Description.typeId é um Nome Totalmente Especificado, a descrição é o Nome Totalmente Especificado preferido.
Para cada conceito deve haver exatamente uma descrição preferida para cada Description.typeId em cada conjunto de referências de idioma.

900000000000549004 | Acceptable (foundation metadata concept) |O termo associado a esta descrição é aceitável para uso no idioma ou dialeto representado por este conjunto de referências.

O diagrama a seguir mostra um exemplo de um arquivo de descrição incluído na Edição Internacional e no conjunto de referências de idioma inglês americano, que também é distribuído com a Edição Internacional do SNOMED CT. O conjunto de referências de idioma estabelece a aceitabilidade das descrições, isto é, se elas são preferidas ou sinônimas. Para cada conceito, pode existir uma série de descrições aceitáveis de cada tipo de descrição em cada conjunto de referências de idioma. O diagrama abaixo mostra como o arquivo de descrição contém informações sobre o tipo de descrição, e os conjuntos de referências de idioma especificam a aceitabilidade das descrições.



Figura 5.8-1: Exemplo do arquivo de descrição incluída na Edição Internacional e no Conjunto de referências de idioma inglês americano

Embora um conceito tenha diversas descrições do tipo  900000000000013009 | Synonym (core metadata concept)| relacionados a ele, o conjunto de referências de idioma permite a identificação automática do termo preferido. O conjunto de referências de idioma não contém nenhum termo, uma vez que esses estão representados no arquivo de descrição. Portanto, ele se refere às descrições ao referenciar o descriptionId, e o arquivo de descrição é, portanto, um pré-requisito para acessar o termo atual ao aplicar o conjunto de referências de idioma.

Tabela 5.8-2: Atributos específicos do Conjunto de Referências

Field

Data type

Purpose

referencedComponentId

SCTID

O identificador de uma  descrição incluída no  conjunto de referências de idioma.

acceptabilityId

SCTID

Um subtipo de 900000000000511003 | Acceptability| indicando se a descrição é aceitável ou preferida para uso no idioma ou dialeto especificados.


Feedback
  • No labels