Page tree

  

Estabelecer um NRC funcional não é uma tarefa trivial e é necessário ter conhecimento dos passos exigidos para estabelecer um NRC ativo e efetivo para que se possa planejar e recrutar apropriadamente. Os processos envolvidos na organização e gestão de um NRC podem ser descritos em três fases: estabelecimento, implantação e manutenção. 

Figura 3: Estágios diferentes na organização e gestão de NRCs


Cada NRC pode empreender uma variedade de responsabilidades com o objetivo de facilitar a implementação e o uso do SNOMED CT em um País Membro. Essas responsabilidades abrangem desde desenvolvimento, distribuição e manutenção do SNOMED CT ao apoio de projetos de implementação, assim como a educação de pessoas envolvidas com o uso e implementação do SNOMED CT.  No estágio de estabelecimento de um NRC, é vital tomar decisões sobre quais serviços serão fornecidos e quais desenvolvimentos nacionais o NRC vai empreender. Essas decisões também incluem decidir sobre a organização do NRC, os processos de trabalho, o cronograma, etc. Claro que é possível que o escopo de atividade do NRC seja aumentado (ou diminuído) no futuro, conforme as necessidades mudarem.

Lista de decisões no estabelecimento de um NRC

Antes de estabelecer um NRC, as seguintes questões devem ser consideradas a fim de poder determinar a melhor forma de organização e fluxo de trabalho possíveis para o NRC, assim como o recrutamento e treinamento apropriados da equipe para atender as competências necessárias de um NRC para a abordagem e objetivos nacionais planejados. A lista abaixo não é completa, mas inclui algumas considerações fundamentais que Membros atuais consideram importantes.

Decisões de gestão de NRCs

Com relação à gestão de NRCs, decisões precisam ser tomadas sobre processos de trabalho, cronogramas e alocação de recursos.
  • Qual é o cronograma planejado para o planejamento e implantação do NRC?

  • Qual é o propósito/estratégia para a implementação do SNOMED CT no meu país?

  • Quais recursos serão gastos na adaptação da Edição Internacional para atender exigências nacionais?

  • Quem será responsável por gerenciar tarefas de trabalho específicas?

Uso do SNOMED CT com outras terminologias, classificações e modelos

Geralmente, um País Membro também usa outras terminologias, sistemas de classificação ou modelos de informação, e é importante que um NRC tenha uma estratégia clara de como alinhar o SNOMED CT com o uso corrente ou planejado desses outros produtos no País Membro.

  • Qual conjunto de terminologias normatizadas (além do SNOMED CT) será usado no país? Eles são obrigatórios ou opcionais?

  • Serão necessários mapeamentos entre o SNOMED CT e outras terminologias ou classificações?

  • Há alguma interdependência com outros produtos (classificações/sistemas de codificação/iniciativas de modelo de informação) que afetariam edições do SNOMED CT, conteúdo, etc.?

Ajustes/extensões nacionais

Um NRC deve considerar até que ponto ajustes nacionais do SNOMED CT (traduções, extensões, conjuntos de referências, etc.) devem ser feitos para desenvolver a Extensão Nacional do SNOMED CT e adequá-los às necessidades e casos de uso planejados pelo País Membro.

  • É necessária uma tradução do SNOMED CT para a língua e/ou dialetos usados no seu país?

  • São necessários conjuntos de referências nacionais para restringir o volume de conceitos do SNOMED CT a serem usados por casos de uso específicos, domínios clínicos,  etc. e para apoiar o uso consistente do SNOMED CT dentro dessas áreas?

  • É necessário conteúdo nacional (extensões à Edição Internacional do SNOMED CT) a fim de atender necessidades nacionais específicas?

  • Quem vai gerenciar derivados, por exemplo conjuntos de referências e mapeamentos, a longo prazo? O NRC ou outra entidade?

Implementação e casos de uso

Um NRC pode adotar estratégias muito diferentes para apoiar a implementação e o uso do SNOMED CT em um País Membro específico, e um NRC deve considerar se, ou até que ponto, ele apoiará implementações específicas do SNOMED CT. Ele deve considerar, também, como a colaboração com as partes interessadas relacionadas será empreendida.

  • Quem é responsável pelo quê, por exemplo, em projetos de implementação?

    • O que será feito em nível nacional?

    • Qual é a responsabilidade das várias partes interessadas (NRC, profissionais de saúde, organizações de saúde, fornecedores de TI, etc.)?

  • Quais organizações já usam SNOMED CT no país e como interagir com elas?

  • Qual nível/tipo de apoio será oferecido?

  • Há casos prioritários de uso que você quer comunicar?

  • Você pretende especificar padrões de conformidade para o uso do SNOMED CT no seu país?

Educação

Um NRC deve ter um plano claro para seu papel na educação e treinamento em SNOMED CT dos vários grupos interessados dentro do país.

  • Você pretende distribuir documentos de orientação além daqueles que a SNOMED International oferece?

  • Você pretende oferecer treinamento em SNOMED CT? Em níveis diferentes?

  • Você irá traduzir todos os materiais da SNOMED International (além da terminologia do SNOMED CT,  por exemplo, materiais educacionais, diretrizes de tradução, diretrizes de implementação) para sua língua nacional, ou o uso do inglês é aceitável?

Ferramentas

É importante para um NRC explorar e discutir quais ferramentas específicas são necessárias para empreender o trabalho do NRC e determinar quais ferramentas serão usadas pelo NRC.

  • Você vai usar suas próprias ferramentas ou depender das ferramentas da SNOMED International?

  • Quais sistemas/processos/ferramentas existentes você já possui que podem ser adaptadas para cumprir suas atividades como um NRC?

  • Quais ferramentas são necessárias para apoiar atividades do seu NRC? Onde elas serão adquiridas (da SNOMED International, de fornecedores, por meio de desenvolvimento interno)?


A consideração de cada uma das questões acima levará a questões adicionais que precisam ser respondidas para obter um panorama/estimativa da magnitude e tipos de recursos exigidos para atingir os objetivos identificados. Por exemplo, não é suficiente decidir que você quer fazer uma tradução do SNOMED CT para seu idioma nacional. Essa decisão também exige a elaboração de como e quando você planeja fazê-lo, quem deveria empreender o trabalho e a disponibilidade do financiamento exigido. 

Equilíbrio de ambições e recursos

Se um NRC decide desenvolver uma ampla série de serviços e produtos para apoiar o uso do SNOMED CT no País Membro, ele provavelmente promoverá o sucesso na adoção da terminologia. Contudo, é importante que o NRC estabeleça ambições e cronogramas realistas em relação aos recursos disponíveis. Os Membros devem considerar cautelosamente e definir as visões nacionais para uso do SNOMED CT no País Membro. Portanto, Membros devem ter claridade sobre a maneira na qual eles esperam que o SNOMED CT seja usado, que deve se alinhar com a estratégia e infraestrutura nacionais.

Pode ser útil considerar um processo de desenvolvimento gradual, no qual o NRC priorize as iniciativas que devem ser empreendidas imediatamente e deixe de lado iniciativas que podem ser programadas para mais tarde. Isso é melhor do que colocar o sarrafo muito alto e começar muitos projetos difíceis de completar.

Comunicação com outros NRCs

Para cada estágio de desenvolvimento do NRC é essencial entrar em contato com outros NRCs a fim de obter insight sobre as maneiras existentes de organizar e gerir um NRC e para aprender de outras experiências. A SNOMED International facilita a comunicação entre membros de maneiras diferentes, por exemplo através de workshops durante os encontros semestrais presenciais ou da participação no Fórum de Membros (descrito mais tarde neste documento).                            

Governança do NRC

Cada NRC precisa de uma estrutura clara de governança para garantir que o trabalho do NRC e as decisões estratégicas estejam continuamente alinhadas com necessidades dos usuários, prioridades estratégicas nacionais, desenvolvimentos e iniciativas da SNOMED International, trabalhos de colaboradores, etc. O NRC deve, portanto, considerar qual estrutura de governança será adequada para atender as necessidades do NRC, já que as necessidades podem variar dependendo da escala dos serviços e da Extensão Nacional que o NRC decidir desenvolver.

Em termos simples, a governança do NRC pode ser responsável pelo gerenciamento de linha operacional da responsabilidade de dirigir o trabalho cotidiano do NRC. Alternativamente, pode haver necessidade de comitês formais para aconselhar a direção do NRC. Isso pode, por exemplo, ser necessário se uma Extensão Nacional for desenvolvida, já que isso pode acarretar a necessidade de um comitê editorial para definir e manter políticas editoriais e garantir que elas sejam seguidas.




Feedback
  • No labels