Page tree

Versions Compared

Key

  • This line was added.
  • This line was removed.
  • Formatting was changed.

Esta seção oferece um panorama dos seguintes tópicos:

  • SNOMED International
  • Membros e Centros de Edição Nacional
  • Fóruns Internacionais do SNOMED International, Grupo Consultivo e Grupos de Interesse Especial
  • Espaço Colaborativo do SNOMED International

Por que isso é importante?

SNOMED International é a organização sem fins lucrativos que possui e administra o SNOMED CT, e detém os direitos sobre o SNOMED CT e padrões de terminologia relacionados.

Do que se trata?

SNOMED International -  denominação comercial da IHTSDO1 -  é uma associação governada por uma Assembleia Geral que contém um representante de cada um dos seus membros nacionais. Para mais informações sobre o uso dos nomes SNOMED International, por favor, consultar SNOMED International Adopts Trading Name of SNOMED International Media FAQ.

A SNOMED International busca aprimorar a saúde da humanidade ao incentivar o desenvolvimento e uso de terminologias clínicas adequadas padronizadas, notavelmente o SNOMED CT, com o objetivo de apoiar o intercâmbio seguro, preciso e efetivo de informação de saúde clínica e relacionada. O foco está em permitir a implementação de registros de saúde semanticamente precisos que sejam interoperáveis.

O propósito da SNOMED International é desenvolver, manter, promover e possibilitar a implantação e o uso correto de seus produtos de terminologia em sistemas, serviços e produtos de saúde ao redor do mundo, e empreender toda e qualquer atividade necessária para atingir o propósito da Associação para benefício dos seus membros.

Os organismos e fóruns da SNOMED International são a fundação para a contínua manutenção, desenvolvimento e distribuição do SNOMED CT e fornecem a estrutura organizacional para comunicação e colaboração entre as diferentes partes da comunidade SNOMED.

Footnote Macro
SNOMED International é a denominação comercial do nome legal IHTSDO.

Membros do IHTSDO

Atualmente, a SNOMED International tem 30 membros nacionais. Uma lista atualizada dos membros pode ser encontrada na página da SNOMED International (http://snomed.org/members/). Membros podem ser uma agência de um governo nacional ou outro organismo endossado por uma autoridade apropriada de um governo nacional dentro do país que ele representa. A SNOMED International está aberta a novos Membros.

Membros pagam uma taxa, baseada no PIB do seu país, à SNOMED International, que lhes concede o direito de participar da Assembleia Geral. A SNOMED International não cobra Afiliados Licenciados pelo uso da Edição Internacional do SNOMED CT dentro de Países Membros. O licenciamento também é gratuito nos países mais pobres e para certos usos aprovados de benefício público em outros países. Em outros casos, tarifas de baixo custo por instituição se aplicam ao uso do SNOMED CT em sistemas operacionais envolvidos na criação e/ou análise de dados.  Todo uso do SNOMED CT  está sujeito à aceitação dos termos do Contrato de Licença de Afiliado do SNOMED CT (http://snomed.org/license) e os termos de sublicenças emitidas a organizações de usuários finais por Afiliados Licenciados. Membros também podem impor condições adicionais para uso do SNOMED CT dentro dos seus países. Por exemplo, um Membro pode exigir que os licenciados apoiem e incluam sua Extensão Nacional em suas implementações.

Centros Nacionais de Edição e Distribuição do SNOMED CT

Membros empreendem uma série de atividades relacionadas a sua participação na SNOMED International e seu papel em distribuir, estender e apoiar o uso do SNOMED CT em seu país. A organização ou agência que coordena esse papel em cada país é chamada de Centro Nacional de Edição (NRC, na sigla em inglês). Centro Nacional de Edição e Distribuição do SNOMED CT fornecem um ponto único de contato para comunicações com a SNOMED International e outros membros. Dentro dos seus próprios países, NRCs gerenciam o uso do SNOMED CT e se comunicam com uma série de partes interessadas, incluindo Afiliados Licenciados do SNOMED CT, instituições de saúde, grupos clínicos e usuários finais.

Page break

Governança

Um panorama da governança da SNOMED International e estruturas consultivas é mostrado na figura abaixo.


Gliffy Diagram
size600
namesnomedinternationalorg
pagePin1

Caption label
CapIdestruturas-de-governan-a-e-consultivas-da-snomed-international
CapTypeFigure
Estruturas de Governança e Consultivas da SNOMED International

Assembleia Geral

A Assembleia Geral é a maior autoridade na SNOMED International e contém um representante para cada um de seus membros nacionais. A Assembleia Geral é coletivamente responsável por garantir que o Propósito, os Objetivos e os Princípios de Associação sejam perseguidos e que os interesses da SNOMED International sejam salvaguardados. Ela tem o poder de tomar decisões vinculantes em relação a todos os assuntos relacionados à IHTSDO, sujeito às e em observância das provisões dos Artigos da Associação, tais como orçamento, plano de trabalho e metas estratégicas. É recomendado, embora não obrigatório, que os representantes da Assembleia Geral participem de todas as reuniões. Reuniões presenciais costumam acontecer duas vezes ao ano, além de teleconferências e votações eletrônicas ocasionais.

Conselho de Administração

O Conselho de Administração é nomeado pela Assembleia Geral. Membros têm a oportunidade de indicar delegados para o Conselho. O Conselho de Administração dirige a Associação e é responsável por decisões chave de negócios. Ele tem pelo menos três reuniões presenciais por ano com teleconferências entre essas reuniões.

O Conselho de Administração também nomeia um Diretor Executivo (CEO), que tem a responsabilidade de dirigir a organização no dia a dia. Uma equipe de gestão sênior, com membros responsáveis por cada linha de negócios, apoia o diretor executivo e coordena o trabalho ou os demais funcionários.

Órgãos consultivos

Fórum dos Membros

Cada membro tem o direito de escolher um representante para o   Fórum dos Membros (MF). O MF atua como um órgão consultivo do Conselho de Gestão.

O MF também é um meio de otimizar a colaboração e coordenação entre Países Membros. O fórum fornece um meio para que Membros tenham discussões sobre questões específicas dos Membros. Além disso, o MF facilita o contato e comunicação entre países com fundamentos, necessidades e prioridades similares. Recomenda-se que cada membro se envolva e faça uso do MF.

O MF pode levantar questões do interesse ao Conselho de Administração e ser consultado pelo Conselho de Administração para feedback sobre itens específicos. O MF é o veículo para manter uma comunicação ampla com a SNOMED International. As consultas podem incluir questões específicas relacionadas ao conteúdo do SNOMED CT ou a documentos, produtos e serviços da SNOMED International. O MF também desempenha um papel-chave para determinar quais itens de trabalho da SNOMED International devem ser empreendidos e priorizados.

Fórum de conexão com vendedores

A estrutura e o papel do Fórum de conexão com vendedores (VF) está atualmente sendo revisada como parte da estratégia de vendas da IHTSDO. Como um grupo de especialistas de uma série de setores da indústria, o VF vai identificar maneiras para facilitar o uso do SNOMED CT.

Grupos consultivos

O papel de cada Grupo Consultivo é fornecer conselhos aos membros da Equipe de Gestão nas áreas específicas que são incluídas nos Termos de Referência para ampliar o conhecimento e orientação da organização. No começo de cada ano, cada Grupo Consultivo desenvolve um esboço de plano de trabalho do grupo, determina se subgrupos de Tarefa e Finalização são exigidos, delineia quaisquer demandas de recursos necessárias e estabelece uma série de medidas com o objetivo de monitorar o progresso do plano de trabalho de grupo aplicável.

Membros de Grupos Consultivos são selecionados por dois processos diferentes de nomeação. Os Termos de Referência de cada Grupo Consultivo descrevem qual dos dois é relevante (ou se uma combinação dos dois é usada). 

  • Nomeações baseadas em membros são usadas quando a SNOMED International planeja trabalhar em estreita colaboração com os membros. Sob esse sistema, os Membros nomeiam representantes para servir como Grupo Consultivo, então os membros do Grupo Consultivo estão representando os seus Países Membros.
  • Nomeações padrão se baseiam num processo de nomeação padrão aberto e baseado em habilidades. Membros de Grupos Consultivos selecionados através deste processo podem submeter à SNOMED International quaisquer despesas de viagem aprovadas para reembolso para participar de eventos presenciais aprovados do Conselho Consultivo (A Política de Viagens da SNOMED International tem mais informação sobre despesas aprovadas e meios de prestação de contas).

Mais informações sobre Grupos Consultivos podem ser encontradas em  http://snomed.org/advisory

Grupos de Referência Clínica

A contribuição clínica para apoiar o desenvolvimento do SNOMED CT é submetida através de Grupos de Referência Clínica. Esses grupos são focados em especialidades clínicas, com cada especialidade tendo seu próprio site na plataforma Confluence. Cada site suporta discussão e compartilhamento de conhecimento. O acesso a Grupos de Referência Clínica é feito através de um portal central do Confluence focado em atividades de engajamento clínico em  http://snomed.org/crg

Espaço Colaborativo da SNOMED International – Confluence

Confluence é um fórum/espaço online onde as pessoas dentro dos Órgãos de Governança e Consultivos da SNOMED International podem se comunicar e compartilhar informações.

O Confluence facilita uma série de tipos de comunicações, incluindo discussões por escrito, anúncios de reuniões e compartilhamento de documentos. Membros, afiliados e outras partes interessadas podem obter acesso ao Espaço Colaborativo para aprender mais sobre a IHTSDO, o SNOMED CT ou participar de um Grupo de Interesse Especial. 

Mais informações sobre o Confluence estão disponíveis em https://confluence.ihtsdotools.org/.