Page tree

  

Existem várias ferramentas que os NRCs podem utilizar, dependendo do quanto eles personalizarem ou estenderem a Edição Internacional do SNOMED CT.

As ferramentas necessárias para um NRC dependem de quais serviços o NRC vai prestar e qual abordagem o NRC vai tomar para prestar esses serviços. De qualquer maneira, um NRC precisa, no mínimo, de uma plataforma onde o SNOMED CT possa ser disponibilizado aos usuários, isto é, uma ferramenta que possibilite a distribuição a usuários da Edição Internacional (recebida da SNOMED International) e potenciais Extensões Nacionais. Além disso, se o NRC decidir desenvolver Extensões Nacionais, inclusive uma tradução nacional ou conjuntos de referência nacionais, também são necessárias ferramentas para possibilitar essas tarefas. A figura 8 mostra vários tipos de ferramentas que um NRC pode usar para apoiar seu trabalho no SNOMED CT.


Figura 8: Ferramentas úteis para um NRC.


Seções posteriores deste documento apresentam a prática típica e as ferramentas relacionadas a cada uma das tarefas acima.

Serviço de ferramentas da SNOMED International

NRCs são livres para escolher ou desenvolver ferramentas para habilitar a distribuição e o gerenciamento do SNOMED CT e derivados nacionais em seus países. Contudo, a SNOMED International empenha um grande esforço no desenvolvimento de serviços de ferramentas da SNOMED International, o que significa que uma série de serviços e ferramentas estão disponibilizados para apoiar a SNOMED International, Membros e a Comunidade de Práticas. Eventualmente, a SNOMED International pretende incluir as ferramentas necessárias para a execução de todas as funções essenciais de um NRC em seus serviços de ferramentas.

Desenvolvimentos de serviços de ferramentas são atualmente baseados no SNOMED International's Open Tooling Framework (OTF) e o código fonte é disponibilizado sob uma licença de fonte aberta Apache v2 (quando possível). Essa estrutura é um conjunto de interfaces de programação de aplicativos (APIs) padronizadas, guiadas por um conjunto de princípios que definem os serviços fundamentais de software. Esses serviços são consumidos por aplicativos de negócios, que estão sendo desenvolvidos para satisfazer as demandas de ferramentas da SNOMED International e seus membros.

Os serviços de ferramentas da SNOMED International estão listados em http://snomed.org/tools. Essa página traz uma lista do status das ferramentas e indica documentação útil tanto para usuários quanto para desenvolvedores.





Feedback
  • No labels