Page tree

  

Este mapeamento é um cruzamento de dados tabular e cognitivo do SNOMED CT para o CID-10, no qual os conceitos alvo mais precisos da CID-10 ou os códigos que melhor representam o conceito do SNOMED CT são ligados. O mapa da CID-10 é uma ligação direcionada do conceito de origem do SNOMED CT para a classificação estatística CID-10 de destino.

Relações de Mapa

A granularidade e finalidade da CID-10 é diferente da do SNOMED CT. O SNOMED CT é uma terminologia de referência ampla que engloba tanto conceitos gerais como altamente específicos. Cada conceito é definido por um conjunto de pares de atributo-valor (relações) que o definem unicamente de maneira distinta de todos os outros conceitos. O SNOMED CT apoia um modelo de significado que especifica atributos corretos e conjuntos de valores para cada domínio de significado.
A CID-10 é uma classificação de doenças e problemas de saúde relacionados com uma granularidade de definição que foi escolhida para ser útil para fins de epidemiologia e relatórios estatísticos de mortalidade e morbidade. A CID-10 foi criada para classificar um conceito clínico definindo as classes (ou 'baldes' de significado) que contêm o conceito dentro do universo de classes da CID-10.
Apenas os domínios do SNOMED CT que se sobrepõem em significado com aqueles da CID-10 serão mapeados. Devido a diferenças em granularidade, finalidade e rubricas, a atribuição de uma equivalência de mapeamento entre o conceito de origem do SNOMED CT e o conceito de destino da CID-10 geralmente não é apropriada. Em vez disso, o mapa da CID-10 vai ligar um conceito de origem do SNOMED CT ao código da CID-10 que contém o significado do conceito do SNOMED CT conforme conceitualizado pela CID-10.
Todos os conceitos pré-coordenados emitidos pela SNOMED International dentro da Edição Internacional atual do SNOMED CT com estado ativo dentro dos seguintes domínios do SNOMED CT podem ser mapeados:

    • Achado Clínico (transtornos e achados) Concept.id 404684003 e descendentes

    • Evento Concept.id 272379006 e descendentes

    • Situação com contexto explícito Concept.id 243796009 e descendentes

Contexto e escopo do domínio alvo

Todos os capítulos da CID-10 são considerados dentro do escopo para esse mapa da CID-10. A morfologia de neoplasias, que é uma nomenclatura para códigos elaborados para uso em conjunção com o Capítulo 11 de neoplasias, está fora de escopo para esse mapa da CID-10.
O escopo da CID-10 é descrito no Volume 2 da OMS da seguinte maneira: "É importante notar que embora a CID-10 seja primariamente designada para a classificação de doenças e lesões com um diagnóstico formal, nem todo problema ou razão para entrar em contato com serviços de saúde pode ser categorizado dessa maneira. Consequentemente, a CID dá conta de uma ampla gama de sinais, sintomas, achados normais, queixas e circunstâncias sociais que podem ocupar o lugar de um diagnóstico em registros relacionados à saúde.(...) Ela pode então ser usada para classificar dados registrados sob títulos como 'diagnóstico', 'razão para a admissão', 'afecções tratadas' e 'motivo de consulta'."
Muitos conceitos do SNOMED CT dentro dos domínios de origem podem ser achados normais ou outros conceitos não destinados à classificação pela CID-10. Ver Exemplos: NotClassifiable (NãoClassificável), #1-19 para exemplos. Através do resto deste documento, referências exemplares serão abreviadas como "Exemplo: [referência à planilha específica], [referência aos números do(s) exemplo(s)].

Cardinalidade do mapeamento

O mapa da CID-10 tem a cardinalidade de um conceito de origem do SNOMED CT para zero ou mais códigos de classificação CID-10. Zero códigos de destino são apropriados se o conceito de origem não for classificável ou estiver aguardando revisão editorial para orientação. Em todos os outros casos, um ou mais destinos serão atribuídos no Mapa. Geralmente, não são mais de três. Um ou mais membros do Mapa serão requeridos para o mapeamento cognitivo para cada código de classificação da CID-10 de destino. Esses membros do Mapa serão coordenados em mapGroups (grupos de mapa), cada um produzindo no máximo um destino.


Feedback
  • No labels